Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

UNODC no facebook: “Saúde é prioridade”



Por Marisa Felicissimo
A página do escritório de drogas e crime das Nações Unidas (UNODC), no facebook, destacou hoje a frase “Health is a Priority”. O UNODC tem usado, cada vez mais, o facebook para difundir suas ações contra o narcotráfico e o tráfico de pessoas, além de divulgar suas campanhas contra o uso de drogas, especialmente direcionadas para os jovens. Talvez Costa e seus colegas estejam querendo se redimir, afinal e melhorar sua imagem pelo menos junto à rede social.
O mais interessante é que os comentários foram todos no mesmo sentido: “é verdade?”, “é realmente verdade?”.  É Sr. Costa, acho que será necessário mais que uma frase de efeito e um discurso favorável à descriminalização do usuário no lançamento do World Drug Report para convencer o público.
O UNODC tem usado o facebook para difundir suas ações contra o narcotráfico e o tráfico de pessoas, além de divulgar suas campanhas contra o uso de drogas, especialmente direcionadas para os jovens.
No vídeo deste ano a frase de impacto é: “Faça da Saúde a sua moda-não as drogas”. Como se o motivo que leva os jovens a usarem drogas ao ponto de parecerem zumbis (como no vídeo), fosse apenas uma questão de moda.
Acho que o UNODC ainda têm muito o que aprender sobre saúde e doença, antes de sair por aí ensinado aos jovens.
Poderia começar inclusive com seus próprios textos.
No documento de 1999 “Youth and Drugs: A Global Overview” afirmam: “…táticas de amedrontamento, usadas em alguns materiais informativos, não servem ao propósito e ao contrário reduzem, significativamente, a confiança dos jovens nos conselhos dos adultos e em alguns casos até encoraja comportamentos de risco.” (E/CN.7/1999/8, para 65.f). Como bem ressaltou o blog HR2.
Agora em 2009, parece ter esquecido suas próprias afirmações e lançou este vídeo para a campanha do dia anti-drogas (26 de junho).


Nenhum comentário: