Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Seminário ABIA: respostas frente a AIDS.



Por Marisa Felicissimo
A ABIA  – Associação Brasileira Interdiciplinar de AIDS, realizou, de 17 a 19 de agosto, o seminário “Prevenção das DST/AIDS: Novos Desafios” dentro do projeto “Aprimorando o Debate II”, apoiado pelo Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde.  O seminário, realizado no Rio de Janeiro, teve como objetivo criar um espaço de interlocução entre diversos setores que atuam na resposta a epidemia de AIDS no país e estimular sua integração. A Psicotropicus esteve presente.
Christiane Moema – diretora da área de redução de danos do Centro Brasileiro de Políticas de Drogras/ Psicotropicus, ressaltou um ponto positivo dos programas de redução de danos: a diminuição do preconceito contra os usuários de drogas. “A principal função desses programas foi o resgate da cidadania, muito mais do que a troca das seringas.”, destacou a psicóloga no último dia de palestras.
Metodologias sincronizadas com as transformações, usando técnicas mais modernas, e tentar novas alternativas, como programas voltados para usuários de drogras estimulantes, foram algumas das propostas apresentadas para se tentar encontrar uma forma de minimizar o problema da pouca eficácia nos programas de redução de danos existentes no país.
O pesquisador da Fiocruz,  Francisco Bastos, também esteve presente no evento e afirmou que os programas de redução de danos existentes no sistema público de saúde são insuficientes para atender a demanda dos usuários de drogas. Além disso, faltam estratégias eficazes para lidar com os usuários de drogas, que além da dependência enfrentam o tratamento da AIDS. “Os programas de redução de danos são implementados em condições muito desfavoráveis, tanto em relação a pequena cobertura como em relação a criminalização”, acredita Francisco Bastos.
Mais informações sobre o que foi discutino nos três dias do seminário podem ser encontrados no site da Agência de Notícias da AIDS.
Dia 3: 

Nenhum comentário: