Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Brasileira dirige ONG de redução de danos em Paris.

Por Vera da Ros

Um contato importante durante o 2º Congresso da ABRAMD – Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas –  foi com Lia Cavalcanti, brasileira que dirige a ONG EGO associação «Espoir Goutte d’Or» em Paris, fundada em 1987, a primeira associação na França e na Europa, a desenvolver uma intervenção baseada na metodologia da redução de danos. 
A EGO encontra-se sediada em Paris, num bairro com características particularmente problemáticas, sobretudo no que respeita ao consumo e tráfico de drogas. A existência de um número significativo de imigrantes no território, torna também este contexto num alvo preferencial de fenômenos de estigmatização.  Tem também um centro de tratamento que funciona em estreita articulação com a redução de danos, uma vez que se considera fundamental a realização de uma intervenção que privilegia a existência de continuidades entre a redução de danos e o tratamento, ao invés de perspectivas de ruptura ou de descontinuidades.
Lia finalizou sua fala estendendo convite a todos os brasileiros interessados na área que viajem a Paris para conhecer a EGO.
O site da EGO é  http://www.ego.asso.fr/
Edição e postagem Marisa Felicissimo

Nenhum comentário: