Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Usuários de maconha presos como traficantes. Desta vez foi em Guarapari (ES)

Desde 2006 a lei 11.343 acabou com a pena de prisão para usuários de drogas. Mas ao que parece as forças policiais ainda desconhecem a mudança na legislação penal. Na última segunda-feira um casal foi preso em Guarapari (ES) por cultivar dois pés de maconha na varanda do apartamento ondem moram. Eles foram presos acusados de tráfico de drogas.

A polícia afirma que chegou ao local após receber um denúncia anônima. De acordo com a delegada  Maria da Glória Tessoti o homem, de 28 anos, chegou a jogar as plantas pela janela mas o material foi recolhido e ele foi preso com uma mulher de 24 anos.

Ao justificar a prisão a delega revela o total desconhecimento da lei ao enquadrar quem cultiva "pequena quantidade de maconha para uso pessoal" como traficante. "A pena para eles é a mesma de quem trafica. Tendo a plantação ilegal, sem autorização, subentende-se que eles sejam traficantes", disse a delegada Maria da Gloria

O homem foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município, e a mulher foi para a Penitenciária Feminina de Tucum, em Cariacica.

Confira no site da Psicotropicus uma lista de informações sobre os direitos dos usuários de drogas e como agir durante uma abordagem policial. Veja aqui!

Músico passou 14 preso no Rio de Janeiro

Casos de preso injustamente por plantar maconha fazem parte de uma infeliz rotina do noticiário policial. No último mês de julho o baixista Pedro Caetano, da banda Ponto de Equilíbrio passou 14 dias preso como traficante por cultivar 10 pés e oito mudas de maconha no quintal de casa em Niterói (RJ).

Um comentário:

Anônimo disse...

tá difícil com uma polícia dessa!!!