Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Política de Drogas em debate na XII Cúpula de Tuxtla

colombia-drogas-onu-reuters-20100224-HG Antes mesmo de ser votada a proposta de legalização da maconha na Califórnia já provoca o debate sobre o tema em outros países. Na próxima terça-feira (26) o assunto será discutido na  XII Cúpula de Tuxtla na cidade colombiana de Cartagena. O encontro contará com a presença dos presidentes da Colômbia, México e de vários países centro-americanos.

"Acreditamos que este encontro é o cenário perfeito, porque seus integrantes são países que estão sendo terrivelmente afetados pelo tráfico de entorpecentes. E vamos ver maneiras de reforçar a cooperação na luta contra as drogas", disse a chanceler colombiana María Angela Holguín.

De acordo com Holguín a aprovação da Proposição 19 pode mudar o rumo da atual política de drogas. "Há anos o combate ao narcotráfico conta com a ajuda financeira dos Estados Unidos. A legalização do uso de maconha na Califórnia obrigaria uma reformulação da discussão global sobre a luta contra o tráfico de drogas" disse a chanceler.

Nos últimos anos, o Congresso dos EUA aumentou o orçamento destinado ao financiamento do Plano Colômbia, atingindo os 720 milhões de dólares no ano de 2009. Na Colômbia, principal produtor de cocaína, a terra dedicada a coca caiu 18%, ocupando 81 mil hectares.

peru-1b Por outro lado, Peru e Bolívia registraram pelo terceiro ano consecutivo um aumento da extensão dos cultivos. Na Bolívia, a superfície cultivada dobrou desde 2000, chegando aos 30,5 mil hectares em 2008, 18,2% do total da América do Sul, No Peru, a área cultivada é de  56,1 mil hectares, representando um crescimento de 45% entre 1999 e 2008.

O aumento do cultivo de coca na Bolívia e no Peru oferece uma visão sobre um dos aspectos mais inquietantes da guerra financiada pelos Estados Unidos contra as drogas na América Latina. Quando as forças anti-tráfico tinham sucesso num lugar – como ocorreu recentemente na Colômbia, que recebeu mais de US$ 5 bilhões em ajuda americana nesta década – o cultivo se muda para outros locais dos Andes.

Nenhum comentário: