Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Indústria da maconha na Califórnia é sete vezes maior que a do vinho

maconha_califa2 O melhor argumento para convencer a população da Califórnia a votar pelo sim da legalização da maconha passa longe de questões médicas ou libertárias. É explicando a importância econômica da cannabis no Estado mais rico dos Estados Unidos que os ativistas estão conseguindo convencer a população a votar pelo sim.

De acordo com uma reportagem publicada no site NBC o cultivo de maconha na Califórnia movimenta um mercado de U$$ 14 bilhões por ano. Este número é sete vezes maior que o da tradicional indústria do vinho do Estado, que rende U$$ 2 bilhões ao ano.

No condado de Mendocino, estima-se que metade da economia dependa do cultivo da erva. Com a aprovação da Proposição 19 a indústria da maconha californiana será responsável gerar uma arrecadação em impostos no valor de U$$ 1,4 bilhões por ano aos cofres do Estado.

maconha_califa Apesar de bilionário, o cultivo da maconha na Califórnia sobrevive de forma marginal. Com a legalização os produtores poderão desfrutar de toda estrutura de um mercado legal, como empréstimos bancários para investimentos e a criação de uma rede de distribuição e varejo para comercialização da erva.

Entretanto, a reportagem da NBC aponta para o risco do governo federal continuar reprimindo o comércio da maconha independente do resultado do plebiscito que será votado no dia dois de novembro.

Nenhum comentário: