Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ex-agente do Denarc é preso por tráfico de drogas em Portugal

GI11102010STEVENGOVERNO A prisão de cinco brasileiros em Portugal acusados de traficar 1,7t de cocaína abalou um dos principais órgãos de repressão as drogas no Brasil. Tudo porque um dos presos é o investigador da polícia paulista Walter José Bernal. Conhecido como Ratão, ele trabalhou no Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) até 2006. Atualmente, ele trabalha na 5.ª Delegacia Seccional de São Paulo, na zona leste.

Segundo as autoridades portuguesas, Bernal usava técnicas de combate ao narcotráfico aprendidas no Denarc para traficar drogas. Na década de 1990, o policial foi investigado por suspeita de comprar armas na Argentina.

Bernal está há 21 anos na polícia. Em 2007, se tornou chefe dos investigadores da seccional, função que exerceu até 2009. A prisão causou desconforto na polícia. 'Ele sempre foi muito discreto. Para mim, ele era um empresário', disse o delegado Emílio Braga Françolin, que o chefiou no Denarc e na seccional.

A cocaína, de origem colombiana, avaliada em 20 milhões de euros chegou a Portugal pelo Porto de Leixões, no norte do país. A droga estava em cinco contêineres misturada a placas de gesso, que foram transportados até Montijo, de onde seria enviada à Espanha. Segundo a investigação, os traficantes planejavam o envio de mais nove contêineres.

A Corregedoria da Polícia Civil abriu uma investigação sobre o caso. Ele vai verificar se outros policiais estão envolvidos no caso e se outros carregamentos de gesso foram enviados à Europa pelo grupo.

Nenhum comentário: