Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Governo Federal do EUA promete manter política repressiva na Califórnia

prop19 Apesar das pesquisas indicarem uma vitória do Sim no plebiscito sobre a Legalização da maconha na Califórnia, o governo dos EUA promete atuar agressivamente contra a medida. O Estado mais libertário dos Estados Unidos vota a proposta no dia dois de novembro.

O anúncio feito pelo Secretário de Justiça Eric H. Holder Jr. representa uma mudança de postura do Governo Federal, que diminuiu a repressão ao comércio da maconha medicinal com a eleição de Obama. “Se aprovada, esta legislação complicará enormemente os esforços federais de combate às drogas em detrimento de nossos cidadãos”, disse Holder.

O xerife de Los Angeles, Lee Baca, que é um dos principais opositores da medida, aprovou a posição do Departamento de Justiça. Ele disse que a iniciativa é inconstitucional e prometeu continuar aplicando as leis contra a maconha, independente dos que os eleitores decidam em novembro.

O Partido Republicano estadual se posicionou oficialmente contra a Proposta 19 e planeja pedir aos eleitores que votem pelo Não. Já John Burton, presidente do Partido Democrata da Califórnia, disse que seu partido decidiu permanecer neutro no assunto.

Por outro lado, um grande número de simpatizantes - incluindo autoridades e grandes sindicatos –  sinalizam que a popularidade do movimento em defesa do Sim é crescente.

Nenhum comentário: