Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cultura da Coca e Políticas Latinas sobre Drogas


Com a mente livre de qualquer fundamento preconceituoso, o debate sobre a importância econômica e social do cultivo de coca na Bolívia ganhou destaque. Com um vasto conhecimento sobre o assunto, Reynaldo Salvatierra, coordenador do programa de controle social da produção de coca, apresentou um outro lado da planta que serve de matéria prima da cocaína.

Reynaldo fez uso um discurso bem objetivo para mostrar os benefícios medicinais  e culturais da planta. “Aquele que consome a folha de coca possui uma saúde de causa inveja a muita gente” destacou.
Ele ainda contestou a ideia de que a Bolívia possui um elevado numero de consumidores de drogas .“Apesar do senso comum dizer que a Bolívia é um pais com grande nível de drogadição, nossos números de consumo são bem menores dos encontrados em outros países”, revelou.
Mercado ilegal e milionário
A comercio de drogas, apesar de duramente reprimido, encontrou no mercado ilegal uma forma de enriquecimento que vem constantemente enfrentando o poder territorial dos Estados.
Nesta  linha de pensamento o doutor em economia Francisco Thoumì, da Colômbia, falou do fortalecimentos de quadrilhas que controlam o tráfico da cocaína que é distribuído para todo mundo.
Prisioneiros de uma guerra sem fim
O debate também contou com a participação de Pien Metal, que coordena um projeto do Transnational Institute para a reforma das leis de drogas. Pien citou um estudo que apontou para um crescimento de pessoas presas por cometer crimes relacionados ao uso e venda de drogas. O processo de privatização do sistema penal em alguns países também é motivo de preocupação para a pesquisadora.

Nenhum comentário: