Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dispensário da Califórnia oferece maconha em troca de alimentos para doação

A notícia que chega da Califórnia provavelmente provocaria todo tipo de sentimento reacionário se ocorresse no Brasil. A mente proibicionista dificilmente entenderia o gesto de caridade do dispensário Granny Purps, em Soquel, que ofereceu um cigarro de maconha em troca de alimentos que os clientes trouxessem para doação.

Tudo foi feito de acordo com a legislação da Califórnia e somente os pacientes cadastrados no programa de cannabis medicinal estavam aptos a realizar a troca. Os clientes ganhavam um cigarro de maconha para cada quatro latas de comida que ofereciam. Havia um limite de doação de 12 latas (ou três cigarros) por dia para cada paciente.

Como resultado, a campanha realizada pela Granny Purps arrecadou cinco toneladas de comida, oferecendo em troca 2000 baseados entre novembro e a véspera de Natal, quando a promoção terminou. A comida foi doada para uma entidade especializada que ajuda a alimentar cerca de 17 mil pessoas por semana, sendo 45% delas crianças.

A ação também contou com a ajuda dos produtores de maconha que abastecem o dispensário. Um deles doou parte da erva que foi oferecida na troca por alimentos. Do outro lado, alguns pacientes optaram por doar uma quantidade de alimentos maior do que a necessária para a troca por um baseado.

Diante do sucesso da campanha de Natal, um dos organizadores afirmou que pretende realizar ações semelhantes no próximo ano. Uma das ideias que estão sendo planejadas é a realização de um mutirão popular para a limpeza das praias da região.

Nenhum comentário: