Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

LEAP chega ao Brasil e fortalece movimento pela legalização das drogas

leap A luta por mudanças nas políticas de drogas no Brasil ganhou um importante aliado. Criada nos Estados Unidos em 2002, a LEAP (Law Enforcement Against Prohibition) agora possui uma representação oficial dentro do território brasileiro. A instituição é é formada por integrantes de forças policiais e da justiça criminal (ativos e aposentados) que perceberam a falência das atuais políticas de drogas.

Em seu site em português a LEAP deixa bem claro que sua missão "é reduzir os inúmeros danos resultantes da guerra às drogas e diminuir a incidência de mortes, doenças, crimes e dependência, pondo fim à proibição das drogas".

Atualmente a LEAP conta com mais de 15 mil membros associados em 86 países. Todos atuam (ou atuaram) diretamente em questões envolvendo a guerra às drogas. São policiais, juízes, promotores, agentes penitenciários, agentes do FBI e da DEA que perceberam que todo investimento feito para erradicar a produção e consumo de drogas no planeta resultou em um enorme fracasso político e social.

O Brasil é representado no quadro de diretores do LEAP pela juíza aposentada Maria Lúcia Karam, que trabalhou na justiça criminal do Rio de Janeiro por oito anos, onde absolveu acusados de posse de drogas para uso pessoal sob o fundamento da inconstitucionalidade de leis criminalizadoras de condutas que não atingem direitos de terceiros.

No vídeo abaixo a juíza Maria Lúcia Karam apresenta um panorama da justiça criminal no Brasil, as mazelas do sistema carcerário e a violência excessiva que está diretamente relacionada ao combate as drogas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra obrigado por sua inteligencia,sensibilidade,praticidade e coragem.Fico contente sabendo que um amigo meu,Dr Orlando Zacconi tambem apoia a LEAP.Desejo a todos da LEAP saude e determinacao para fazer os outros verem o que eu ja dizia anos atras, que como a lei seca contra o alcool nos EUA deu origem a inumeras gangues e enriquecimento ilicito e que tudo isso desapareceu depois da regularizacao da mesma forma,o fim do trafico e todas as suas mazelas terminariam se seu comercio fosse regularizado.Vamos tentar o que pudermos para que isso aconteca.Novamente,muito obrigado.