A política surpreende a cada dia com as mudanças de posicionamento de quem faz dessa atividade algo profissional. A era Lula mostrou com toda transparência que velhos inimigos podem se tornar bons aliados. Mas a grande polêmica do momento é o ativismo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em defesa da descriminalização das drogas, principalmente da maconha.
No último domingo FHC reforçou seu discurso apresentado em conferências e debates acadêmicos no programa "Esquenta!", comandado por Regina Casé, na Rede Globo. Depois de explicar sua tese de fracasso da guerra às drogas o ex-presidente conseguiu convencer grande parte da plateia de que a descriminalização é melhor do que a repressão. Veja no vídeo abaixo.
Mas a proposta de Fernando Henrique ainda enfrenta grande oposição dentro do seu partido, o PSDB. Na campanha eleitoral de 2010, o candidato tucano José Serra se posicionou categoricamente contra a descriminalização das drogas. Entretanto, a assessoria do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), informou que o partido apoia a discussão do tema.
Para o debate entrar na pauta do campo político é preciso mais do que uma mudança de posicionamento de velhos proibicionistas. É necessário aproveitar o momento favorável, com o interesse de grande parte da imprensa pela causa, para fortalecer o debate e disseminar todo tipo de informação que prove de forma concreta e racional o fracasso da política de guerra as drogas.
6 comentários:
Pois é, nesse video ele defende a descriminalização e INTERNAÇÃO DE USUÁRIOS. Notem que ele não diz de VICIADOS e sim USUÁRIOS. Ou seja, pegou usuário, manda pra clinicas. Realizando o sonho daquele bosta daquele psiquiatra que estava na mesa de discussões da folha. Que defende a internação compulsória de todos os usuários porque, é claro, ele tem uma clinica que se beneficiaria e muito do dinheiro público.
Descriminalização tem que ser UM PASSO rumo a LEGALIZAÇÃO e não a solução. Descriminalizar não resolve o problema do tráfico e comércio ilegal de drogas.
Chucro.
concordo com o amigo chucro, tirou as palavras da minha boca.
O FHC meio que caiu de paraquedas no debate, tenho certeza que a intençao dele nao era dizer que usuario tem de ser internado. Isso ele sabe, mas na hora de falar falta horas de voo.
O PSDB só teria a ganhar apoiando a completa descriminalizaçao do usuario e a regulamentaçao da produçao, comercio e consumo das drogas classificadas de ilicitas - arbitrariamente classificadas assim. Os manés que apoiam a proibiçao de algumas drogas e lucram com isso descaradamente deveriam estar respondendo a processo por danos a sociedade.
"O FHC meio que caiu de paraquedas no debate, tenho certeza que a intençao dele nao era dizer que usuario tem de ser internado. Isso ele sabe, mas na hora de falar falta horas de voo."
É o que eu penso também - explicar ali, na hora em pouco tempo a diferença entre legalização em pouco tempo é dureza.
Chucro
anonimo! pergunta-se qual seria a reação do ex-presidente Fernando Henrique se ele tivesse um filho ou neto viciado nas piores drogas, do mundo e qual seria sua opinião apos isso?
Do outro lado se na sua opinião ele Fernando Henrique alega ter errado conforme depoimento no Fantastico deveria sentir-lhe envergonhado por tal posição, uma vez que foi presidente deste pais durante 8 anos. E se o país teve um aumento no cosumo talvez ele foi um dos colaboradores para tal.
Postar um comentário