Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Acabou o tráfico de drogas

Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2012
Fernando Rios, especial para o Psicoblog

 As drogas já não são mais arbitrariamente divididas em lícitas e ilícitas. O Ministério da Saúde, que regula as substâncias psicoativas de uso medicinal e recreativo, dita a política a ser usada no controle das drogas antes proibidas. Em caso de dependência, os psicólogos e médicos credenciados podem receitar qualquer substância de que o indivíduo necessita. As farmácias são rigorosamente fiscalizadas para cumprir as determinações do novo sistema de controle de drogas do país. O plantio de maconha está legalizado em todo território nacional. A cannabis que durante cem anos foi perseguida, vilipendiada e banida, volta agora ao convívio e à economia familiar e pode ser comprada até nas feiras.
 
Antiproibicionistas na Praia de Ipanema, agosto de 2010
A população compreendeu afinal que essa divisão entre drogas lícitas e ilícitas era um embuste jurídico e político. O regime que ruiu após décadas de fracasso favorecia interesses corporativos, em especial das agências de repressão ao tráfico, os produtores e vendedores de armamentos, os psiquiatras espertos e gananciosos e os políticos moralistas que esbanjavam hipocrisia em seus discursos antidrogas. E claro, favorecia os produtores e distribuidores das drogas proibidas, o chamado narcotráfico. Com o fim da proibição, acabou o tráfico.

Os adolescentes já não têm tanta curiosidade pelas drogas antes proibidas, que se encontram agora finalmente controladas. Os índices de consumo e abuso de drogas são cada vez menores, especialmente entre os mais jovens.

      Alguns países ainda resistem ao fim do regime, mas com a recente mudança da política de drogas estadunidense e regulamentação do seu mercado das drogas antes ilícitas, o movimento antiproibicionista acabará se impondo em todo o planeta.



3 comentários:

Anônimo disse...

Ahn??

Anônimo disse...

:D

Eu espero ver noticias assim em breve!

Chucro

Celia S. disse...

what a wonderful world it will be!