Fernando Rios, especial para o Psicoblog
As drogas já não são mais arbitrariamente divididas em lícitas e ilícitas. O Ministério da Saúde, que regula as substâncias psicoativas de uso medicinal e recreativo, dita a política a ser usada no controle das drogas antes proibidas. Em caso de dependência, os psicólogos e médicos credenciados podem receitar qualquer substância de que o indivíduo necessita. As farmácias são rigorosamente fiscalizadas para cumprir as determinações do novo sistema de controle de drogas do país. O plantio de maconha está legalizado em todo território nacional. A cannabis que durante cem anos foi perseguida, vilipendiada e banida, volta agora ao convívio e à economia familiar e pode ser comprada até nas feiras.
Antiproibicionistas na Praia de Ipanema, agosto de 2010 |
Os adolescentes já não têm tanta curiosidade pelas drogas antes proibidas, que se encontram agora finalmente controladas. Os índices de consumo e abuso de drogas são cada vez menores, especialmente entre os mais jovens.
Alguns países ainda resistem ao fim do regime, mas com a recente mudança da política de drogas estadunidense e regulamentação do seu mercado das drogas antes ilícitas, o movimento antiproibicionista acabará se impondo em todo o planeta.
3 comentários:
Ahn??
:D
Eu espero ver noticias assim em breve!
Chucro
what a wonderful world it will be!
Postar um comentário