Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O fracasso da Guerra às Drogas registrado nas páginas da imprensa

A insanidade da lei que criminaliza quem porta determinadas drogas ou cultiva uma planta é exposta diariamente em um incontável número de reportagens. Uma rápida pesquisa sobre o termo "drogas" em sites de busca revela uma exagerada quantidade de prisões e apreensões em todas as regiões do país. Algumas, de tão estapafúrdias, devem ser cuidadosamente preservadas para que futuras gerações não cometam o mesmo erro.

Nesta quarta-feira, o Diário de Santa Maria (RS) noticiou a detenção de um jovem de 23 anos que portava a impressionante quantidade de 4,7g de maconha. Ele foi levado para Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e liberado em logo em seguida, provavelmente após assinar o Termo Circunstanciado.

De Angra dos Reis (RJ), o jornal A Voz da Cidade noticiou a prisão do pedreiro Adriano Barbosa Rodrigues, de 22 anos, que portava quatro sacolés de cocaína. Na casa de Adriano os policiais ainda encontraram uma única trouxinha de maconha de quantidade não revelada. O jornal ainda destaca que pedreiro também carregava no bolso a impressionante quantidade de 38 reais.

Com a informação de que Adriano foi levado para 166ª DP e conduzido a carceragem é possível concluir que ele é mais um a engrossar a lista de presos por tráfico com pequena quantidade de drogas e desarmado. A demissão de Pedro Abramovay da Senad só confirma que está prática está longe de terminar. Infelizmente os pequenos ditos traficantes, que o Governo Federal insiste em tratar como criminosos dignos de receber um pena que pode chegar a 15 anos de reclusão, continuam a engrossar a massa carcerária.

Sem contar com uma defesa justa, o jovem pedreiro Adriano Rodrigues provavelmente sairá da cadeia com mestrado em vida bandida. É possível que ele retorne a cadeia por um crime bem mais grave que portar quatro sacolés de cocaína e uma trouxinha de maconha.

2 comentários:

Anônimo disse...

é a pura verdade, a estupidez assola todos os cantos deste país, uma policia totalmente despreparada e que, em vez de prender bandidos de verdade, para o que é preciso coragem, fica incomodando trabalhadores que fumam ou cheiram sua droga sem fazer mal a ninguém. as autoridades deste nosso país sao extremamente despreparadas e completamente idiotas.

Luiz disse...

muito boa matéria!