Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FHC acende a polêmica sobre a descriminalização das drogas dentro do PSDB

www.hempadao.com A política surpreende a cada dia com as mudanças de posicionamento de quem faz dessa atividade algo profissional. A era Lula mostrou com toda transparência que velhos inimigos podem se tornar bons aliados. Mas a grande polêmica do momento é o ativismo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em defesa da descriminalização das drogas, principalmente da maconha.

No último domingo FHC reforçou seu discurso apresentado em conferências e debates acadêmicos no programa "Esquenta!", comandado por Regina Casé, na Rede Globo. Depois de explicar sua tese de fracasso da guerra às drogas o ex-presidente conseguiu convencer grande parte da plateia de que a descriminalização é melhor do que a repressão. Veja no vídeo abaixo.

Mas a proposta de Fernando Henrique ainda enfrenta grande oposição dentro do seu partido, o PSDB. Na campanha eleitoral de 2010, o candidato tucano José Serra se posicionou categoricamente contra a descriminalização das drogas. Entretanto, a assessoria do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), informou que o partido apoia a discussão do tema.

Para o debate entrar na pauta do campo político é preciso mais do que uma mudança de posicionamento de velhos proibicionistas. É necessário aproveitar o momento favorável, com o interesse de grande parte da imprensa pela causa, para fortalecer o debate e disseminar todo tipo de informação que prove de forma concreta e racional o fracasso da política de guerra as drogas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, nesse video ele defende a descriminalização e INTERNAÇÃO DE USUÁRIOS. Notem que ele não diz de VICIADOS e sim USUÁRIOS. Ou seja, pegou usuário, manda pra clinicas. Realizando o sonho daquele bosta daquele psiquiatra que estava na mesa de discussões da folha. Que defende a internação compulsória de todos os usuários porque, é claro, ele tem uma clinica que se beneficiaria e muito do dinheiro público.

Descriminalização tem que ser UM PASSO rumo a LEGALIZAÇÃO e não a solução. Descriminalizar não resolve o problema do tráfico e comércio ilegal de drogas.

Chucro.

Renato disse...

concordo com o amigo chucro, tirou as palavras da minha boca.

Anônimo disse...

O FHC meio que caiu de paraquedas no debate, tenho certeza que a intençao dele nao era dizer que usuario tem de ser internado. Isso ele sabe, mas na hora de falar falta horas de voo.

Luiz Paulo disse...

O PSDB só teria a ganhar apoiando a completa descriminalizaçao do usuario e a regulamentaçao da produçao, comercio e consumo das drogas classificadas de ilicitas - arbitrariamente classificadas assim. Os manés que apoiam a proibiçao de algumas drogas e lucram com isso descaradamente deveriam estar respondendo a processo por danos a sociedade.

Anônimo disse...

"O FHC meio que caiu de paraquedas no debate, tenho certeza que a intençao dele nao era dizer que usuario tem de ser internado. Isso ele sabe, mas na hora de falar falta horas de voo."

É o que eu penso também - explicar ali, na hora em pouco tempo a diferença entre legalização em pouco tempo é dureza.

Chucro

Anônimo disse...

anonimo! pergunta-se qual seria a reação do ex-presidente Fernando Henrique se ele tivesse um filho ou neto viciado nas piores drogas, do mundo e qual seria sua opinião apos isso?
Do outro lado se na sua opinião ele Fernando Henrique alega ter errado conforme depoimento no Fantastico deveria sentir-lhe envergonhado por tal posição, uma vez que foi presidente deste pais durante 8 anos. E se o país teve um aumento no cosumo talvez ele foi um dos colaboradores para tal.