Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Primeiro Relato da Cúpula das Américas 2012

por Luiz Paulo Guanabara

Cartagena, 11 de abril de 2012

O ambiente lembra um Fórum Social ou um Congresso brasileiro de HIV. Cheguei um pouco atrasado, e sentei a mesa dentro do salão do Eixo Segurança, que é o único diretamente relacionado com política de drogas.

Outro tema a que se poderia relacionar o trabalho da Psicotropicus é sobre Acesso e Utilização de Tecnologias, pois analisa os problemas de dificuldade no acesso a informação sobre saúde e educação, especialmente nas zonas rurais e mais afastadas. A integração dessas regiões favoreceria o desenvolvimento social e econômico, reduzindo desigualdades.

O lema do fórum da sociedade civil é "Conectando as Américas: Sócios para a Prosperidade", e nós que trabalhamos com política de drogas sabemos muito bem como o uso medicinal, alimentício e industrial da cannabis e da folha de coca traria enorme prosperidade para a região.

Somente governos dopados não conseguem enxergar isso. Somente a ignorância humana explica que a cannabis não seja cultivada para fazer fibras e papel, entre outros diversos usos não recreativos. O mesmo se pode dizer da planta de coca, que na bíblia da ONU esta classificada junto com cocaína e heroína na lista de substâncias perigosas, cuja única finalidade eh gerar dependentes.

Enfim, pela primeira vez o tema das drogas esta na pauta da reunião de cúpula da OEA, graças ao aval dos EUA, que sempre bloquearam o simples debate sobre o assunto. Nos jornais e revistas essa novidade ganha destaque nas manchetes e editoriais.

Até Breve.
Saludos psicotropicais!
Lp

Nenhum comentário: