Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Petição pode aquecer debate sobre legalização das drogas na Holanda

No momento em velhos chefes de Estado começam a rever seu posicionamento sobre a guerra às drogas a Holanda lança mais uma iniciativa pioneira. Uma petição assinada por 40 mil pessoas pode “obrigar” o parlamento holandês a promover o debate sobre a legalização de todas as drogas recreativas.

A ação promovida pela Netherlands Drug Policy Foundation tem o apoio do antigo comissário da União Européia, Fritz Bolkestein, e do antigo primeiro-ministro e cientista Dr. Els Borst-Eilers. A fundação afirma que o combate aos crimes relacionados as drogas custam 15,75 bilhões de euros por ano aos cofres do país. Este valor representa quase 50% de todo orçamento da área de segurança pública.

No momento, as drogas são controladas pela máfia. E eles que fazem as regras do negócio. O que estamos propondo é que o governo deveria fazer as regras - e que as drogas deveriam ser reguladas por lei", afirmou Raimond Dufour, advogado aposentado e presidente da Drug Policy Foundation.

Dufour também argumenta que a legalização poderia liberar recursos para o combate ao tráfico internacional. Os portos holandeses de Rotterdam e Amsterdam estão entre os mais ativos no comércio de drogas ilícitas.

Com uma estimativa de 800 mil consumidores de drogas ilícitas em todo país a Fundação acredita conseguir as assinaturas necessárias em pouco tempo. "Nosso objetivo é iniciar um debate público. Tenho a confiança de que o público holandês é muito mais sofisticado sobre esse assunto do que os políticos”, disse Dufour.

Um comentário:

Anônimo disse...

excelente iniciativa dessa fundação holandesa. vamos torcer para que dê certo e que a insanidade da proibiçao de drogas se transforme em tolerancia e racionalidade - produtos que andam cada vez mais em falta no mercado - ou nas cabeças!!