Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Czar antidrogas dos Estados Unidos classifica Colômbia como líder regional na luta contra o tráfico

Kerlikowske em um pré-escola de Bogotá Apesar da proposta de uma nova política de drogas com enfoque na na prevenção e no tratamento de dependentes, o governo norte-americano de Barack Obama ainda guarda alguns aspectos da administração Bush de guerra às drogas. Nesta semana o czar antidrogas dos Estados Unidos, Gil Kerlikowske visitou a Colômbia e classificou o país como "líder regional na luta contra os traficantes."

A ação norte americana em território colombiano se fortaleceu à partir da criação do Plano Colômbia. Essa política que vendia a ilusão de erradicar o cultivo de folhas de coca somou um gasto de mais de 7 bilhões de dólares desde o ano 2000. A maior parte desta verba foi destinada a polícia e ao exército colombiano.

"Sabemos que os Estados Unidos são um grande mercado", disse o diretor do departamento para o controle de drogas da Casa Branca, que insistiu na "responsabilidade partilhada dos Estados Unidos" nesta luta.

Mas a verba destinada a Colômbia para o combate ao narcotráfico vem minguando ao logo dos anos, passando de 521 milhões de dólares em 2009 para US$ 465 milhões em 2010. Nas contas do governo norte-americano a produção colombiana de cocaína passou de 700 toneladas em 2001 para 270 toneladas em 2009.

Entretanto, este número é desmentido até pelas Nações Unidas que estimam um produção de 410 toneladas de cocaína em território colombiano, colocando o país na liderança mundial da produção desta droga juntamente com o Peru.

Um comentário:

Anônimo disse...

na guerra, a 1a baixa é a informação. Como essas autoridades falam bobagens, incrível a ilusao que as pessoas têm sobre o fenomeno das drogas...