Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Proposição 19 é rejeitada pelos eleitores da Califórnia

painel-prop19 Não foi desta vez que o movimento antiproibicionista conseguiu mudar a história de quase um século de criminalização da maconha. Apesar do sucesso na internet, a Proposição 19, que defendia a legalização da maconha na Califórnia foi derrotada no plebiscito popular realizado na última terça-feira. Com 98% dos votos apurados o Não venceu com 54%, contra 46% que votaram a favor da proposta. Dos 50 condados do Estado, o Sim venceu em apenas oito.

O cultivo e a venda de cannabis com fins medicinais são legalizados na Califórnia desde 1996. Mas a aprovação da Proposição 19 permitiria que maiores de 21 anos portassem para fins recreativos até uma onça (28,35 gramas) de maconha e cultivassem em uma área de até  2,34 metros quadrados.

A campanha a favor da legalização da maconha arrecadou mais de US$ 4,2 milhões de doadores de personalidades como o investidor de origem húngara George Soros e dos co-fundadores da rede social Facebook, Dustin Moskovitz e Sean Parker.

Ainda é cedo para analisar os motivos da derrota. Mas o crescimento de um segmento da população desconte com o governo democrata Barack Obama abriu espaço para setores conservadores da sociedade, que são tradicionais defensores de uma política repressiva para o uso de drogas. A proposta  também contou com a oposição de cultivadores de maconha que temiam uma perda de mercado com a legalização.

Apesar da derrota, os partidários da campanha acreditam que a campanha mudou a história da militância pelo fim da política repressiva. "Quebramos o gelo. A Proposta 19 mudou os termos do debate e isso era um objetivo estratégico importante. O fato de que milhões de californianos tenham votado pela legalização da maconha é uma tremenda vitória", disse Richard Lee, o principal promotor do projeto.

A legalização foi rejeitada "porque algumas das pessoas que a apoiam continuam nervosas sobre esta iniciativa específica, nervosos sobre como vão responder ao governo federal", estimou por sua vez Ethan Nadelmann, diretor da Drug Policy Alliance, associação que milita pela descriminalização das drogas.

Um comentário:

Mr knbs disse...

Meu mas o resultado das pessoas a favor foi surpreendente poxa vida mas que pena que ainda nao foi desta vez !!! nossa que sonho !! fico aqui pensando sera que vai demorar muito para podermos fumar dentro da lei!