Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

INPUD em Vilnius, Lituânia, Junho de 2013

foto_Vilnius_Inpud

No quarto do Jorgen e do Tom, hotel Radisson, Vilnius. Conferência da Harm Reduction International. À direita, de boina, Eliot Albers, diretor-executivo da Rede Internacional de Pessoas que Usam Drogas – INPUD.

Não existe no universo das drogas e do uso de drogas uma organização mais única e incomum que a INPUD. A organização a que pertencem Jorgen e Tom, a União Dinamarquesa de Usuários de Drogas – Bruger Foreningen, está comemorando este ano 20 anos de existência. Recebem por ano USD 1.750.000 do governo dinamarques para desenvolver seus programas e manter uma sede de cerca de 400m2, com sala de ginástica, marcenaria, estudio de música, sala de bicicleta, vários escritórios, uma enorme sala de estar e cozinha que pode dar conta de 100 convidados.

IMG_0006

Cozinha vista da sala de estar

A primeira vez que visitei o Bruger Foreningen, em 2008, foi por ocasião da comemoração de seus 15 anos, Assembléia Geral de formação da rede INPUD, em sua segunda composição, e celebração do Dia Internacional do Usuário de Drogas, 1 de novembro.

Mais de 100 usuários de todos os cantos do mundo se reuniram para aquele histórico evento. Foi preciso improvisar uma nova sala de uso assistido. No jantar de 1 de novembro, após a assembléia que ocorreu em 31 de outubro e que aprovou a chapa única do novo board da INPUD, da qual eu fazia parte, fizemos um show de música com a banda que se formou durante o evento, Svale na guitarra, Pat O’Hare no sax tenor, eu no violão + bateria e baixo.

IMG_0002

Sala de estar da Bruger Foreningen, Copenhague

Agora que nosso website vai ficar fora do ar por um tempo, como explicado na página inicial (não sei se já está publicado), não deixe de visitar regularmente o Psicoblog para saber de coisas do universo internacional de uso e de política de drogas que vão te deixar de queixo caído. Como por exemplo a sala de ginástica e recreação da União Dinamarquesa de Usuários de Drogas (foto abaixo). Vc já imaginou um centro de convivência de usuários de drogas com uma sala dessas aqui no Brasil?

IMG_0009

Sala de ginástica e de recreação da Bruger Foreningen, centro de convivência para usuários de drogas

É assim que as pessoas que usam drogas recebem ajuda na Dinamarca. Tive até vergonha de contar ao Jorgen, diretor da organização, sobre a política de internação compulsória no Brasil.

Luiz Paulo Guanabara

Nenhum comentário: