Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Superfaturamento nos contratos da ONG que “cuida” de usuários de crack no Rio de Janeiro

Depois da denúncia de "isolamento e medicalização descontrolada" nos abrigos que recebem os menores usuários de crack no Rio de Janeiro, o Tribunal de Contas do Município (TCM) apontou uma nova irregularidade envolvendo a Casa Espírita Tesloo, ONG que que coordena três dos quatro abrigos municipais usados para o acolhimento compulsório.

tcm

Uma reportagem divulgada na semana passada pela revista Época apresenta um memorando do TCM indicando a suspeita de superfaturamento em um contrato firmado entre a Tesloo e a Prefeitura do Rio. Os valores exagerados envolvem a compra de produtos de limpeza, higiene e comida.

Em outro contrato, de R$ 6 milhões, assinado no ano passado, a Tesloo ficou responsável por atualizar informações de 408 mil famílias no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal. O trabalho foi entregue incompleto, atendendo apenas metade da meta firmada em contrato.

Apesar dos problemas relatados acima a Prefeitura do Rio continuou firmando novos contratos com a Tesloo. Só este ano, foram quatro novos convênios no valor total de R$ 30,2 milhões. A Secretaria Municipal de Assistência Social afirmou, em nota, que “as deficiências do atendimento foram informadas à Tesloo no dia da fiscalização para as soluções cabíveis”

Com tudo isso, o direito ao tratamento e a verdadeira assistência social para usuários de crack ficam cada vez mais limitadas ao mundo imaginário das campanhas políticas.

4 comentários:

Anônimo disse...

A prefeitura do Rio está vacilando demais nessa área, essa secretaria de assistencia social deveria sofrer um exame em seus programas voltados para problemas resultantes do uso de drogas. Está claro que interesses politicos e financeiros estao muito acima da preocupação com o bem estar de usuarios de crack, alcool ou outras drogas. Isso nao vai passar impune, e o prefeito terá de dar explicações.

Valeria disse...

a impressao que dá é que esse dinheiropode estar sendo desviado para a campanha do atual prefeito - que talvez nao esteja informado sobre o que acontece nessa secretaria. Concordo com quem comentou acima que explicações terao de ser dadas - se nao agora, muito em breve. E se estiverem ocorrendo malfeitos, os malfeitores terão de se explicar - na justiça.

Anônimo disse...

É muito facíl agora as pessoas criticarem o trabalho do tio junior,ele foi o unico que nos apoiou,nós usuarios de drogas nâo recebemos carinho em lugar nenhum,nem na nossa propría familia,ele é as tias educadoras nos tratam muito bem e nós dá carinho,se hoje sou quem eu sou,agradeço á esse trabalho,hoje tenho carteira asinada e tenho um teto para morar,passei por varios lugares,mais nenhum foi como a do TIO JUNIOR,ele nâo merece o que estâo fazendo com ele,nâo deixem que acabem com a oportunidade de quem precisa,BEIJOS TIO JUNIOR O SENHOR CONTINUA SENDO O NOSSO HEROI !!!!!!!!!!!!

JANETE DA SILVA disse...

TUDO QUE DÁ CERTO QUEREM ACABAR,EU TIVE UM FILHO ENTERNADO ONG DA TESLOO,MEU FILHO PARECIA UM MENDIGO QUANDO EU FUI VISITAR ELE QUANDO ELE FOI LEVADO PARA O SENHOR SERGIO,QUANDO EU VOLTEI PARA VISITAR ELE JÁ ESTAVA OUTRA PESSOA FORTE BONITO,NEM PARECIA A MESMA PESSOA,AGORA MEU FILHO SAIU DAS DROGAS E ESTÁ ESTUDANDO,EU CHEGUEI AAO FUNDO DO POÇO,MAIS DEUS COLOCOU O SENHOR SERGIO NAS NOSSAS VIDAS,TENHA Á CERTESA QUE SE NÂO FOCE ELE MEU FILHO ESTARIA AQUI HOJE.