Globo.com, RIO – O documentário “O Aborto dos Outros” (2008), da diretora Carla Gallo, será exibido nesta quinta-feira, dia 7, às 14h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.
Promovido pela Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto, o debate percorre situações de aborto em hospitais públicos, previstas em lei ou autorizadas judicialmente, e também clandestinas. Será debatida a criminalização do aborto na atual legislação brasileira, que permite o procedimento apenas em casos excepcionais, como para a preservação da vida da gestante e em casos de estupro.
O filme serve para o debate “A realidade do aborto inseguro: o impacto da ilegalidade do abortamento na saúde das mulheres e nos serviços de Saúde do Rio de Janeiro”. O evento, aberto ao público, conta com o apoio da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), da organização não-governamental Católicas pelo Direito de Decidir e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Rio de Janeiro (ABEn/RJ).
Observação: Interessante como a Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto identificou que o aborto é uma forma de criminalização das mulheres. Nunca tinha pensado nisso. É o mesmo mecanismo de criminalizar minorias que ocorre com as drogas: a droga como forma de criminalização para vigiar e reprimir e pinir as populações necessitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário