Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A abordagem da imprensa sobre a polêmica da descriminalização das drogas

A abordagem da imprensa sobre a polêmica da diecriminalização das drogas; com Janaína Figueiredo, correspondente da CBN e do jornal O Globo na Argentina, e Paulo Mussoi, editor de interatividade e blogs do site de O Globo.
Entre os assuntos abordados no programa está a importante diferença entre descriminalização e legalização e a importância da mídia em fazer a distinção corretamente e esclarecer o público sobre o tema. Os jornalistas comentam ainda a decisão da Suprema Corte Argentina e a repercussão desta decisão e como outros países da América Latina estão abordando o tema “casca de banana” em época de corrida eleitoral.




Paulo Mussoi critica a postura preconceituosa da mídia que geralmente só trata o assunto drogas nas páginas policiais, mas comete um deslize ao definir a redução de danos.
Ao dizer que o conceito de redução de danos não passa pelo assunto legalização/descriminalização, o jornalista negligencia dois fatos importantes:
1- a redução de danos e suas ações mais inovadoras só são possíveis em países onde, pelo menos, a mentalidade de descriminalização já foi absorvida. Redução de danos e criminalização do usuário são praticamente incompatíveis.
2- o conceito de redução de danos tem sido recentemente estendido aos danos provocados pelas próprias leis proibicionistas e pela guerra às drogas. Assim descriminalização do uso e porte e redução das penas para pequenos traficantes, réus primários, sem envolvimento com o tráfico, também é redução de danos e só possível quando a descriminalização é bem estabelecida e praticada. (comentário de Marisa Felicissimo)

Nenhum comentário: