Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Proposta de legalização da maconha avança na América Latina

A legalização da maconha nos Estados de Colorado e Washington pode servir como bom precedente para fim da criminalização da cannabis em outros países. O primeiro sinal de mudança veio de uma reunião entre os presidentes do México, Costa Rica, Honduras e Belize realizada na última semana.

O mexicano Felipe Calderón, a costarriquenha Laura Chinchilla, o hondurenho Porfirio Lobo e o belizenho Dean Barrow encaminharam a OEA (Organização dos Estados Americanos) um pedido de estudo sobre o impacto da legalização da maconha na região.

O documento assinado pelos chefes de estado sugere um modelo de legalização similar ao que está em votação no Uruguai, com a produção e distribuição da cannabis controladas pelo Estado. “É uma mudança paradigmática de todas as entidades a respeito do regime internacional vigente”, afirmou o presidente mexicano mexicano Felipe Calderón, aquele que carrega o peso de 50 mil mortos em nome da guerra às drogas.

Por enquanto o discurso político parece longe de qualquer mudança concreta. No Brasil a situação é ainda pior, coma nossa presidenta praticamente omissa no debate sobre as mudanças na política de drogas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A má notícia é mais uma piada de mau gosto das otoridades que nada entendem de nada e se meteram a entender de maconha e etc. Lembrem-se da redução de danos. Lembrem-se que o inteligente esbraveja, briga, sente raiva. O sábio ri do ignorante ridículo arrogante. Não chorem, riam.

http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2012/11/23/cimento-e-tijolo-no-combate-ao-crack/