Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Organização de Usuários de Drogas na Harm Reduction Coalition

por Luiz Paulo Guanabara

de Portland (EUA)

A pré-conferência “Organização de Usuários de Drogas” da 9ª. Conferência da Harm Reduction Coalition (Coalizão para Redução de Danos) foi dedicada a um dia de discussão sobre o tema. O evento com duração de um dia proporcionou uma oportunidade para pessoas que usam drogas estarem reunidas para discutir estratégicas e táticas para proteger sua saúde e liberdades individuais.

A Declaração de Propósito trazia escrito: “Não devemos esquecer que os usuários de drogas têm sido fundamental para o desenvolvimento das mais valiosas e bem-sucedidas iniciativas de redução de danos: distribuímos seringas e agulhas para impedir a transmissão de HIV, disseminamos o uso de nalaxone para prevenir overdoses e ensinamos nossos pares como injetar drogas com mais segurança. Esta história atesta o poder coletivo e determinação das pessoas que usam drogas e destaca nossa grande capacidade de realização quando estamos organizados e unidos.”

A pré-conferência buscou construir sobre esta abrangente e influente tradição, enquanto foram discutidas os atuais desafios que os usuários de drogas enfrentam e formas de trabalharem junto para continuar desenvolvendo soluções pragmáticas e baseadas em evidências para as complexas e urgentes questões que afetam as comunidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Antes tarde do que nunca, sinais de vida inteligente (se bem que pra constatar o óbvio basta não ser burro) na ONU.

http://coletivodar.org/2012/11/relator-da-onu-para-o-direito-a-saude-defende-descriminalizacao-das-drogas/