Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Maconha é Legalizada no Colorado e Washington

Comentário de um leitor do Psicoblog

"Quem já fumou maconha, como eu, sabe a estupidez que é sua proibição, sua inserção nas listas das ultrapassadas e proibicionistas convenções sobre drogas da ONU, e a mentalidade da população que acha que essa planta tem mesmo que estar proibida. Na verdade, desde o começo do século passado houve campanhas nos EUA denegrindo essa planta, que tinham especialmente como alvo os imigrantes mexicanos - daí o termo pejorativo "marijuana". Poderíamos então afirmar que no início o motivo para a proibição da maconha foi o racismo. Outros motivos se seguiram e os estadunidenses, com ajuda de outras bestas humanas, venderam o "peixe" para o resto do mundo com "embasamento científico".

Poderíamos fazer um paralelo desse conhecimento "científico" com o que afirmavam antropólogos na mesma época sobre a inferioridade da raça negra. Hoje somente um maluco afirmaria tal coisa, ainda mais quando o homem mais poderoso do mundo é um negro, que acabou de derrotar aquele branquela com cara de bunda, para o bem de nossa humanidade desprezível.

O castelo proibicionista acabou de levar uns tiros de canhão com a legalização da MACONHA em dois estados estadunidenses. Não fizeram mais que obrigação: eles começaram essa merda de proibir álcool e depois certas substâncias psicoativas, declararam guerra às drogas, têm mais que ajudar a dar um basta nessa insanidade.”

LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NO LEIA MAIS

 

Colorado e Washington legalizam o uso recreativo da maconha

Estados são primeiros a legalizar a posse e a venda da maconha nos EUA.Uso foi aprovado em referendo durante as eleições desta terça-feira (6).

Do G1

Colorado e Washington se tornaram os primeiros estados norte-americanos a legalizar a posse e a venda de maconha para uso recreativo, desafiando a legislação federal e provavelmente abrindo caminho para um confronto com o governo de Barack Obama.

O uso foi aprovado em referendo realizado durante as eleições desta terça-feira (6).

Mas uma outra proposta para descriminalizar a posse pessoal e cultivo de maconha para uso recreativo foi derrotada no Oregon, onde significativamente menos dinheiro foi dedicado à campanha pela causa.

Os defensores da emenda constitucional legalizando a maconha no Colorado foram os primeiros a declarar vitória, e os adversários reconheceram a derrota, após contagens mostrando a aprovação da medida com quase 53% dos votos a favor, ante 47% contra.

"O Colorado não terá mais leis que orientam as pessoas para o uso de álcool, e os adultos estarão livres para usar maconha ao invés, se isso é o que eles preferem. E nós seremos uma sociedade melhor por causa disso", disse Mason Tvert, co-diretor da campanha pró-legalização no Colorado.

A Drug Policy Alliance, um grupo nacional que apoiou a iniciativa, disse que os resultados em Washington e Colorado refletem o crescente apoio nacional para leis sobre a liberalização da maconha, citando uma sondagem do instituto Gallup, feita no ano passado, segundo a qual 50% dos norte-americanos eram favoráveis à legalização, ante 46% contra.

Os defensores da legalização no Estado de Washington declararam vitória após o Seattle Times e outros meios de comunicação terem projetado uma vitória para os grupos favoráveis à mudança da lei.

Resultados iniciais mostraram vantagem de 55% dos votos a favor ante 44% para a oposição, com cerca de 60% dos votos computados no sistema eleitoral estadual.

Os resultados do Colorado e de Washington, que já têm leis que legalizam a maconha para fins médicos, colocam os dois Estados em situação de conflito com o governo federal, que classifica a maconha como um narcótico ilegal.

O Departamento de Justiça dos EUA reagiu à aprovação da medida no Colorado dizendo que as políticas de aplicação da lei permanecem inalteradas, acrescentando: "Estamos revisando a iniciativa eleitoral e não temos nenhum comentário adicional neste momento".

Separadamente, medidas para o uso medicinal da maconha foram votadas em três outros Estados, incluindo Massachusetts, onde a CNN informou que os eleitores aprovaram uma iniciativa para permitir o uso da maconha para fins medicinais.

Os defensores da medida no Estado emitiram um comunicado declarando vitória para o que descreveram como "a lei mais segura de maconha medicinal no país". Dezessete outros Estados, mais o Distrito de Columbia, já têm leis sobre uso de maconha medicinal aprovadas.

No âmbito das medidas para o uso recreativo da maconha no Colorado e Washington, a posse pessoal de até uma onça (28,5 gramas) de maconha será considerada legal para qualquer um com pelo menos 21 anos de idade. Os Estados também vão permitir que a maconha seja vendida legalmente e tributadas em estabelecimentos licenciados pelo Estado, em um sistema modelado a partir de um regime que muitos Estados têm para venda de álcool.

4 comentários:

Filipe Antunes disse...

esses americanos tao ficando doidos, maconha é pior que cocaina, como disse prestigiado médico em materia recente na revista Veja. maconheiro bom é atras das grades.

Anônimo disse...

revista Veja.... maconheiro atrás das grades... maconha pior q cocaína. Na boa cara, deixa de ser reaça e vai estudar. Brasil tem um povinho muito chinfrim, ignorante e reaça como esse tal de felipe antunes.

jose edison de moraes disse...

Filipe Antunes, deixa de ser ignorante e falar sem conhecimento de causa. Burro, fuma um baseado e vera que esta falando besteira. Deixa de ser um vendido e resignado. Voce prefere que criancas continuem morrendo nas maos do trafico? Voce acha que a proibicao tem resolvido os problemas do uso de drogas de forma ilegal? Voce sabia que seu cerebro produz uma quimica da mesma natureza que a maconha? que a maconha foi amplamente usada pelos humanos desde o inicio de sua evolucao e que so foi proibida recentemente por causa de interesse economicos? Repense

Anônimo disse...

Começa o fim da crise mundial.