Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fernando Henrique defende legalização da maconha

quem nao viu no Fantastico o nosso querido FHC defendendo a pamonha clique aqui

quem viu veja de novo: o que disse o Drauzio Varela é a pura realidade, tão clara que as autoridades enxergam mas fingem que não enxergam - e não fazem nada.


as informações sobre Portugal estao erradas! nao é nada disso. até certa quantidade qq droga está legalizada. menos de 5 gramas de cannabis vc vai ao centro de dissuassao das toxicodependencias (CDT) e leva um sermao, em Lisboa de um psicologo (sao varios centros que abrangem as diversas areas do país). sei muito bem pq presenciei uma audiencia e conversei horas com esse profissional que conduziu a sessao de um usuario pego com 3,5 g. Acima de 5 supostamente é crime, e caberia aquelas sançoes mostradas na matéria. Mas na pratica, vc sómente segue no tratamento se quiser - a nao ser nos casos visivelmente mais graves, que sao acomnpanhados mais de perto. Ou vc acha que Portugal está nadando em dinheiro para dar tratamento pra todos que precisam?

mas nao dá pra comparar: o povo portugues é educado, a educação que possivelmente teremos no futuro. além de ser um povo muito menos violento com uma policia decente.

em tempo, o FHC está evoluindo bem nas suas opiniões, mais bem embasadas! e é como ele diz, em 1998 ele nao tinha consciencia e achava que a repressao era o caminho. Hje ele tem essa consciencia que falta a muita gente, mas como disse o filósofo, nada mais forte que uma idéia cujo tempo chegou!

já o Paulo Coelho nao se expressou bem. Quando fala da "droga" ele exclui as lícitas e nada do que disser em seguida faz sentido. Pois é como se ele dissesse: aqueles que bebem vinho ou tomam café, ou fumam cigarros ou bebem cerveja perdem seu poder de decisao - já que ele afirma em sua 1a frase que a "droga" - seja lá o que ele entende por isso - tira das pessoas seu poder de decisão! E apenas uma minoria (10%) perde parte expressiva de seu poder de decisão por causa de cerveja, maconha, cocaína ou cigarro. Já nas crackolandias é isso que acontece. Mas o crack é um caso a parte. E a imagem ainda por cima associa exatamente a maconha ao "perder seu poder de decisão" - produto em 11o lugar no ranking do perigo-droga, atrás da bebida e do cigarro, de acordo com a renomada publicação americana, Lancet!

detalhes à parte, os reporteres dessa matéria do fantástico e o editor fizeram um trabalho equilibrado e bom. é minha opinião. o que vc achou?

saludos psicotropicales,

Luiz Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem dito, precisamos ver a história, que nos conta como foi, o que aconteceu, como está; politica e economia sempre entrou como fonte principal de interesse e não as do povo. Se comentasse 1/4 da história daria mais mais que 5 paginas, como poderia ser a legalização, impactos no tráfico, no cotidiano, além da parte medicinal histórica e cotidiana. Legalizar o plantio individual sim, controlado pelo governo... sei não. Quem compraria, se um pé no vaso da conta? Mas o principal é a saude, ajuda no tratamento do cancer, aids entre outras, pergunto: o que seria dos laboratorios sendo que os remédios para enjoos, dores e calmantes? Essa questão e muito mais abrangente.