A legalização da maconha no Estado norte-americano de Washington, oficializada desde o dia 6 de dezembro, já está movimentando a economia local de uma maneira bem diferente do mercado negro estimulado pelo proibicionismo.
O proprietário de um bar na cidade de Olympia abriu as portas do estabelecimento para clientes que gostam de fumar maconha. Para isto ele criou um ambiente reservado a quem paga uma taxa de 10 dólares anuais. "Estou prestes a perder o meu negócio. Então, tenho que descobrir uma maneira de trazer as pessoas para cá", explicou Frank Schnar.
Vale lembrar que a legalização aprovada em plebiscito não contempla o consumo de maconha em locais abertos e públicos, seguindo a mesma norma de consumo de bebidas alcoólicas. Quem desrespeitar essa lei é punido apenas na esfera civil com uma advertência ou pagamento de multa.
A única dúvida que permanece com a legalização da maconha é o conflito com a lei federal norte-americana, que ainda mantém o comércio e o uso de maconha na ilegalidade. "A maconha continua sendo ilegal sob a lei federal. Eu não posso dizer se o que ele está fazendo é legal ou não," disse a porta-voz da Procuradoria dos EUA em Seattle, Emily Langlie.
Um comentário:
civilizaçao é outra coisa.
Postar um comentário