Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Consulta Pública sobre descriminalização do porte de drogas

Por mais que os proibicionistas inventem e reinventem propostas de encarceramento e internação dos usuários de drogas, o fim da guerra fica cada vez mais próximo. A Câmara dos Deputados vai submeter a consulta pública um anteprojeto de descriminalização do porte de drogas. A consulta será feita no portal E-democracia e ficará disponível até o fim do ano.

O encaminhamento ocorre após a coleta de 113 mil assinaturas de apoio ao projeto, que foi entregue na última quarta-feira ao ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

"A ideia é que o tema deixe de ser caso de polícia e passe para a área de saúde", informou Pedro Gadelha, presidente da Fiocruz e da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD).

Gadelha também falou do fracasso da lei 11.343, que na teoria acabou com a pena de prisão para usuário. "Foi um primeiro passo, mas ao não especificar a quantidade, deixou campo aberto para a livre interpretação de policiais e juízes, muitos deles com viés repressor. O resultado tem sido trágico e o número de prisões dobrou desde então".

CLIQUE AQUI para conferir o projeto.

5 comentários:

Unknown disse...

Esse é um assunto que precisa ser amplamente discutido com a sociedade brasileira. Muito da violência que vivenciamos em nosso país, hoje, tem sido creditado às drogas, será que é mesmo? precisamos desmistificar isso, encarando a questão e elucidando os pontos necessários.

Anônimo disse...

Eu sou contra discriminalizar os usuarios de drogas,porque so existe os traficantes porque existem os consumidores,
So defende a discriminalização quem usa drogas.vao querer agora legalizar as firmas dos traficantes?
Essa balela de que o governo vai fiscalizar, algum brasileiro ja viu o governo fiscalizar alguma coisa neste pais?
As coisas aqui corre sem controle,Esses drogados sao a desgraça do nosso pais,eles detonam qualquer cidade
acaba com a familia, nao e justo os trabalhadores arcarem com despesas desses nóia,tem mais e que prender, tirar de circulação,fazer um galpão no meio da amazona e deixar estas porcaria la.

Carlos Anilton

Anônimo disse...

Carlos Anilton ! Você é um gênio ! Você merece o nobel da paz ! O galpão na amazônia é a solução ! palmas palmas!

Gustavo Drummond

Anônimo disse...

Querido Carlos Anilton !

Não entendi o que você quis dizer com : " sou contra discriminalizar os usuarios de drogas,porque so existe os traficantes porque existem os consumidores"
Só existem TRAFICANTES ,porque existe a PROIBIÇÃO,se a maconha for "legalizada" quem vai subir morro pra comprar maconha ruim ? Não Compre,Não Plante! ou então compre,plante LEGALMENTE,o que gera impostos,onde existem regras e a lei que vale está no papel não no cano de uma pistola!

Gustavo Drummond

Anônimo disse...

é impressionante que tenha gente com esse pensamento tao preconceituoso e antisocial, esse Anilton que escreveu acima nao sabe o que esta falando, deve ser um desses que infelizmente nao tiveram a sorte de uma educaçao adequada. esse tipo de gente apenas repete o preconceito dos outros, nunca pensaram a respeito, nem pensam sobre porra nenhuma... despertam compaixao...