Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Quem são os traficantes de drogas presos pela polícia?

Quando ocupava o posto de Secretário Nacional de Política Sobre Drogas, Pedro Abramovay defendeu a aplicação de penas alternativas para os pequenos traficantes. Foi o suficiente para que ele fosse demitido do governo Dilma, que optou por seguir o modelo norte-americano de guerra às drogas.

Para os que não entenderam muito bem esta história de "pequeno traficante" vale destacar uma pesquisa divulgada no último mês pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), que comprova que este é o grupo mais reprimido nas ações policiais.

A partir da análise de 667 autos de flagrante de tráfico de drogas foi constatado que a média das apreensões é de apenas 66,5 gramas. Somente em 7% dos casos os detidos portavam mais de 100 gramas de maconha, em em 6,5% estavam com a mesma quantidade ou mais de cocaína. A pesquisa ainda apontou que 57% dos acusados não apresentavam antecedentes criminais e 43% apresentaram algum registro, dos quais 17% haviam sido processados por crime de tráfico.

A coordenadora da pesquisa, Maria Gorete Marques de Jesus, revelou que muitos policiais admitiram que estão apenas enxugando gelo. "Essa política repressiva não tem resultado no combate efetivo ao tráfico de drogas. Se esse é o objetivo, esse objetivo não está sendo alcançado", explicou.

Também foi identificado que 84% dos acusados não contaram com assistência jurídica no momento da prisão. Entre os que foram atendidos pela Defensoria Pública (61%) o primeiro contatou demorou entre três e cinco meses para ocorrer.

O resultado desta prática é o encarceramento em massa de pessoas que não tiveram direito a defesa e um impacto mínimo na estrutura de negócio e poder do mercado de drogas ilícitas.

7 comentários:

Luiz Paulo disse...

Que absurdo, como o ser humano pode ser tao estupido, que bando de ignorantes comandando essa tal Justiça, cambada de juizes, promotores e advogados safados, uma canalhice generalizada que vai acabar morrendo de podre. Quem viver, verá.

Luiz Paulo disse...

Atençao: o Psicoblog é a informação do quartel-general central do ativismo antiproibicionista no Brasil e na America Latina. Nosso espaço está aberto para juntos traçarmos a estratégia mais inteligente e precisa para acabar de vez com essa palhaçada de interferencia do governo no que usamos ou deixamos de usar. Caso ainda não esteja, sua relação conosco tem aqui um lugar para começar a ser desenvolvida, até criarmos uma massa crítica que vai fazer ruir de vez e para sempre esse fracassado, corrupto e maldito regime de proibição de algumas plantas e drogas implementado por um grupo de estadunidenses safados com apoio de outros safados internacionais - além do uso das Nações Unidas para esse fim.

Luiz disse...

Expresse sua indignação aqui! A Revolução começou!! Basta dessa opressão, basta dessa repressão, basta de guerra às drogas! Nao fique calado.

Luiz Paulo disse...

Peço desculpas se a linguagem o desagrada, mas nem sempre quero ficar me policiando para escrever o "politicamente correto".

Luiz Paulo disse...

Traficantes, polícia, políticos e operadores da lei estao cagando pra bons modos. A industria farmaceutica e os escroques da psiquiatria só estao interessadas no lucro que o regime proibicionista lhes aufere. Clinicas pseudo-terapeuticas vendendo Jesus por crack. Todos se alimentando na desgraça alheia, chafurdando na mesma corrupção. E vc?

Luiz Paulo disse...

Foda quando tem interesses militares envolvidos, o poderoso lobby da industria bélica e seus bilhoes de dolares para manter a politica de guerra às drogas eleitas, essas drogas proibidas que hoje em dia, percebe-se muito claramente, tornaram-se atrativas para a industria capitalista, embora esta não fosse a intenção original.

Anônimo disse...

Os EUA precisam entrar em acordo com seus aliados e mudar o regime de controle de drogas. O mundo inteiro seguirá. A Europa Ocidental parece sedenta para adotar uma politica de legalização das drogas leves, como a cannabis. A America Latina precisa acordar para que nao usurpem seu tesouro, seu mundo vegetal, inclusive a maconha e a coca. O controle de drogas passa ao largo da interferencia do governo brasileiro. Somente um empresariado desconectado com seu tempo nao percebe a riqueza a ser extraída do uso industrial da cannabis.

FODA@!!! foda saber e nao ter força pra mudar... perceber que a força coletiva a favor da mudança de paradigma - de policia e justiça para saude e educaçao - é ainda pequena. Mas isso está mudando. Vc está mudando, eu estou mudando, o mundo está mudando bem aqui agora.