Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Moção em Apoio a Pesquisas com Substâncias Psicoativas

Editado e aumentado a partir de moção eleborada pela ABRAMD em seu 4o Congresso, realizado em Salvador na semana passada. A moção foi entregue na ocasião ao representantre da SENAD; o conteúdo espandido neste texto é de responsabilidade do autor.

por Luiz Paulo Guanabara

Os participantes do IV Congresso Internacional da ABRAMD, realizado em Salvador entre 31 de Outubro e 2 de Novembro de 2013, vem instar os órgãos governamentais, notadamente a SENAD e a ANVISA, nas suas respectivas áreas de atuação, a incentivar, fomentar, financiar e, especialmente, autorizar a realização de pesquisas e tratamentos clínicos utilizando substâncias psicoativas hoje consideradas ilícitas, como a maconha, a folha de coca e a cocaína, assim como as drogas usadas em festas, como o ecstasy e o LSD, reconhecendo as inegáveis evidências apontadas em pesquisas e experimentos internacionais sobre os benefícios desses produtos.
E cumprindo o que dispõe o art. 2o. parágrafo único da Lei 11.343./06, repudiar qualquer tipo de censura, punição ou discriminação em relação aos pesquisadores que realizem ou pretendam realizar esse tipo de investigação. Cientistas que fazem juz a esse nome não devem ter medo de compreender que a verdade das novas evidências talvez contradiga completamente o conhecimento que têm de determinados objetos de investigação. E devem parar de sustentar a mentira e a hipocrisia e pensar que um mundo melhor para todos é possível.
Apoio:

Psicotropicus – Centro Brasileiro de Política de Drogas

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.

Anônimo disse...

concordo com o autor, essa é minha opiniao como usuario, baseada na realidade empírica do uso e na intuiçao. sem rigor cientifico. nao seriam os usuarios os especialistas? claro, muitos o sao. Mas nao revelam. vao revelar, quem viver verá...

Luiz Paulo Guanabara disse...

Ajudando a desenvolver o debate entre usuarios de drogas. Temos legitimidade para bancar este debate. Nao vamos começar divididos, apoiamos novas organizaçoes de usuarios e muito nos honraria a sua presença e de seu grupo como membros da Rede Latino Americana de Pessoas que Usam Drogas - LANPUD. Associada à Rede Internacional de Pessoas que Usam Drogas - INPUD.

Luiz Paulo Guanabara disse...

Gostaria de ler seu comentário sobre o texto. Me gustaria leer sus comentarios sobre ese texto. Obrigado. Gracias.

Joao Pedro Padua disse...

Não faz sentido que não haja investimento público -- e muito investimento -- em pesquisas com psicoativos. Até os EUA (no nível Federal), os campões do proibicionismo, investem pesado em pesquisas relacionadas a psicoativos. Claro que a maioria das pesquisas é direcionada a "descobrir" os "efeitos maléficos" deles, mas o resultado colateral é que, de vez em quando, um desses estudos acaba chegando à conclusão contrária.

Luiz Paulo Guanabara disse...

É famoso o video do Richard Nixon rasgando as conclusoes da comissão que contratara para estudar os efeitos da maconha, que por sua vez desmontavam toda a lógica do proibicionismo. Ele ficou puto!