Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os Beatles e o uso de drogas na Rússia

Na semana em  que é "comemorado" o Dia Mundial de Combate as Drogas fica ainda mais fácil ler e ouvir os argumentos mais estapafúrdios para defender o proibicionismo. Da Rússia veio uma pérola digna de muitas gargalhadas.

De acordo com a "principal autoridade médica antidrogas da Rússia", Yevgeny Bryun, os Beatles foram e ainda são responsáveis pela drogadição da juventude no país."Quando os Beatles foram expandir suas consciências na Índia, eles apresentaram à população a ideia de modificar o estado psíquico da mente usando drogas. Quando a indústria entendeu que podia fazer negócios com isso — prazer e produtos associados ao prazer — provavelmente foi aí que tudo começou." O Laranjeiras da Rússia ainda defendeu medidas de controle da cultura de massa que promove o uso de drogas.

Infelizmente a "principal autoridade médica antidrogas da Rússia" não parece muito preocupada com o bombardeio publicitário dos fabricantes de bebida nos principais eventos esportivos e musicais do planeta. Se toda juventude fosse influenciada pelo estilo de vida pregado pelos Beatles o mundo certamente seria infinitamente mais "paz e amor".

Curiosamente a Rússia está entre os países que mais sofrem com o consumo abusivo de álcool. Em média, os russos bebem o equivalente a 18 litros de bebida alcoólica por ano, contra 5 litros de média mundial. Lá, uma garrafa de meio litro de vodka - bebida com graduação alcoólica de aproximadamente 40% - pode ser comprada por apenas três reais.

Perdoai-vos John Lennon, eles não sabem o que dizem.

Nenhum comentário: