Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Mais do Mesmo da Guerra às Drogas

O relatório divulgado pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), pouco ou nada contribui para elaboração de uma política de drogas mais humana. Além de insistir no modelo proibicionista o documento divulgado na manhã desta terça-feira criticou o governo da Bolívia por abandonar a Convenção Única de Narcóticos, de 1961, ao questionar a criminalização da folha de coca.

Sobre o Brasil, a Jife elogiou a parceria entre a polícia e as forças armadas no combate ao narcotráfico, com alusão direta a ocupação do Complexo do Alemão. Infelizmente a ONU desprezou as denúncias sobre o estado de exceção instituído nessa comunidade e até da declaração do Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, dizendo que as UPP não vai acabar com o tráfico.

"Dizer que vamos acabar com o comércio de drogas é no mínimo temerário. Eu posso dizer que não vai acontecer mais é a transação de drogas aos olhos da polícia. Tendo renda e tendo vício, vai ter droga", disse Beltrame a revista Época em novembro de 2011.

O documento aponta a maconha como droga ilícita mais consumida na América Latina, por questionáveis 3% da população. Outro dado interessante diz respeito a origem da maconha consumida no Brasil: 80% é importada do Paraguai e os demais 20% são cultivados dentro do território nacional.

Veja a íntegra do relatório da Jife AQUI (em inglês e espanhol).

2 comentários:

Anônimo disse...

Estranho não?! O documento alerta para o aumento de consumo e continua defendendo a mesma política?

Anônimo disse...

Secar gelo é a especialidade de todo estado do mundo inteiro, é gostoso bater, chato é para quem esta apanhando, quando vejo sirios sendo massacrados em busca de dias melhores eu me pergunto: e se um dia eu tiver que fazer o mesmo? terei coragem? e você? se a injustiça ainda não bateu na sua porta, aguarde, é só uma questão de tempo. O estado é uma empresa que deve dar lucro ao povo, a Grécia quebrou como uma padaria que abre as 9 da manhã, mas só porque abrimos a nossa as 8 não significa que estamos imunes, a incapacidade do estado de nos conduzir a dias melhores é gritante, torrar a grana do povo em falácias com as desculpas moralistas do século passado,, francamente... o Banco do Brasil ja matou mais pessoas por indução ao suicidio com suas cobranças alucinógenas em 30 anos que a maconha em 300 anos, isso ninguém quer ver, cade a mídia escandalosa??? se democracia é essa farra as custas do povo, esta perto do fim, o pior cego é aquele que não quer ver, enquanto isso em brasilia... lute por seus direitos e não permita que malandros sujem o País que seus filhos irão
herdar, a função de administrar o País é nossa, acreditar que politicos representam nossos interesses é acreditar que maconha mata. Cidadão empresta dinheiro ao banco quando faz depósito e recebe 0,5% ao mês, quando banco empresta ao cidadão recebe 5%, estou chapado ou vendo uma diferença de 1000%? Essa guerra as drogas rende muita corrupção e o estado é o patrocinador dessa farra, ja se perguntou quem ganha com tudo isso? onde vai parar a grana de todos mais cedo ou mais tarde?? tão brincando com a paciência da massa.