Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sábado, 17 de janeiro de 2015

CICLO DE DEBATES ANTIPROIBICIONISTAS - IBAM, Rio de Janeiro, Outubro de 2004

por Luiz Paulo Guanabara

O Folder Institucional que mostramos na matéria anterior foi lançado e distribuído durante o Ciclo de Debates da Psicotropicus realizado em quatro segundas-feiras de outubro de 2004. Abaixo a frente do flyer utilizado para divulgar o evento.


























O verso do Flyer, a visão pessimista que tínhamos quanto ao futuro da política de drogas.

Se analisarmos o que ocorre hoje em dia, a violência relacionada à produção, comércio e consumo das drogas proibidas parece ter aumentado. No México, na Colômbia, no Brasil, é alarmante a quantidade  de assassinatos decorrente da proibição das drogas proibidas (sic). Uma lei impossível de ser aplicada, há muitas décadas agora as grandes empresas criminosas sempre conseguem não ser incomodadas pela polícia ou outros agentes da lei. Nossa previsão sombria parece se confirmar, o pior ainda está por vir, não há maneira para se lidar com os proibicionistas aguerridos, que defenderão o status quo até o fim.



O CICLO DE DEBATES






Neste programa, buscamos reunir antiproibicionistas que se manifestavam em arenas públicas discursando contra a política de drogas vigente. A primeira mesa foi de redução de danos. O segundo debate foi com pesquisadores do Polígono da Maconha ligados ao sindicato rural da região. A terceira mesa, lei. E finalmente o livre discurso pela reforma da política de drogas.
No dia 14, compôs a mesa o pesquisador Anthony Henman,  autor do livro "Mama Coca", que se encontrava em São Paulo.




Contra-capa: o verbete "Antiproibicionismo" e informações. O Teatro do IBAM é grande, e contrastava com a pequena audiência nas quatro noites. Mas enfim, esta era uma época em que ninguém percebia a existência da Guerra às Drogas.
























OBS: esta matéria contém novas referências ao relato sobre como a Psicotropicus inseriu o Brasil no Movimento Internacional pela Reforma da Política de Drogas - ou Movimento Antiproibicionista. Copyleft Psicotropicus, desde que citada a fonte.

publicado neste Blog por Luiz Paulo Guanabara



Nenhum comentário: