Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Arnaldo Jabor sobre a ignorância que cerca a planta maacoonhaa

por Luiz Paulo Guanabara
sobre a cocaína, concordo em parte. primeiro, já não nos lembramos de quando nao era proibido, no séc. XIX, nao há registros médicos sobre o uso da cocaína nessa época, apenas registros de veementes elogios da nobreza européia, seus religiosos e papas, e artistas das mais diversas artes. Esses elogios encontram-se no livro de ouro do córsego Mariani, industrializador de um vinho e outros produtos contendo o alcalóide. O livro é citado no “Coca, Coke” de dois cientistas franceses: procure em um buscador qq, se tiver interesse.
segundo porque no regime proibicionista de hoje não há quase espaço para pesquisas que permitam avaliar os danos causados pela cocaína fora de um ambiente criminalizador. O efeito da cocaína na insegurança de um ambiente social repressivo e punitivo pode gerar perturbações psicológicas no indivíduo. Casos de paranóia são muito relatados.
entretanto, estou de acordo que o uso de cocaína pode ser perigoso – embora nao mais nem menos do que algumas conhecidas drogas da indústria farmacêutica vendidas com receita médica especial, como as drogas para emagrecer.
abraços,

Nenhum comentário: