Está no ar o terceiro vídeo da conferência de formação da Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD), com as falas de Edward MacRae (ABESUP), Renato Cinco (MLM) e Ana Maria Motta (UFF). Confira!
Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Segundo vídeo da conferência de formação da LANPUD
O segundo vídeo da reunião de formação da LANPUD “O Teatro da Guerra às Drogas está situado na América Latina” conta com a participação da argentina Veronica Russo (RADDAUD), do mexicano Aram Barra e do uruguaio Diego Pieri. Em breve publicaremos novos vídeos.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Vídeo da conferência de formação da LANPUD
O primeiro vídeo da conferência “O Teatro da Guerra às Drogas está situado na América Latina” conta com trechos das apresentações do diretor executivo da Psicotropicus, Luiz Paulo Guanabara, do historiador Henrique Carneiro e o psiquiatra Antonio Nery Filho. Em breve publicaremos novos vídeos!
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Marcelo Freixo cobra investigação do caso Tesloo
Além do método questionável adotado para tratar os menores usuários de crack recolhidos de forma compulsória das ruas do Rio de Janeiro, surgiu uma denúncia que envolve o repasse de verba para os abrigos da Tesloo, que recebem dinheiro público para abrigar estes jovens.
No plenário da Alerj, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) cobrou a urgente e necessária investigação sobre o modelo de tratamento adotado e a prestação de contas da ONG que recebe milhões da prefeitura. Tão o mais grave são as denúcias do jornal O Dia sobre o passado do presidente da Tesloo.
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Convênio com ONG de matador é encerrado
Fonte: O Dia
Após escândalos noticiados pelo DIA outra instituição assume nesta terça-feira abrigos, com corpo técnico da Tesloo, para cuidar de jovens dependentes por 180 dias
Rio - A Prefeitura do Rio deu o primeiro tiro nos contratos da ONG do major reformado da PM Sérgio Pereira de Magalhães Júnior. A Secretaria Municipal de Assistência Social retirou nesta segunda-feira das mãos da Casa Espírita Tesloo o gerenciamento dos cinco centros para tratamento de 160 crianças e adolescentes dependentes químicos.
O fim do convênio não encerra o atendimento aos menores abrigados: outra instituição filantrópica assume hoje, em caráter emergencial, os espaços físicos dos abrigos e o corpo técnico da Tesloo para cuidar dos jovens pelo prazo de 180 dias.
Manifesto antiproibicionista da Lanpud
Salvador recebeu mais 30 ativistas antiproibicionistas para formar a Lanpud (Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas). Da reunião de formação da rede surgiu uma carta (temporariamente batizada de Carta de Salvador) com as reivindicações para uma política de drogas mais justa e humana. Confira no vídeo abaixo!
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
O lobby da internação
LEIA A MATÉRIA NO FINAL
Que droga impressionante, que levantamento impressionante! Nos últimos 12 meses 2,8 milhões de brasileiros consumiram cocaína ou crack e metade tornou-se dependente! Tem mais dependente de crack-cocaína que de maconha, que são apenas 1,3 milhão! Não é nem preciso verificar a metodologia desse levantamento para constatar que não existe credibilidade nenhuma nos dados colhidos, para perceber que os que aplicaram os questionários eram pessoas inteiramente despreparadas para fazê-lo, e que são dados manipulados em favor da ideologia e interesses financeiros da indústria da dependência química.
É a ideologia da abstinência ou morte, da muito ultrapassada concepção de dependência de álcool e outras drogas como doença primária, incurável e de determinação fatal. São psiquiatras ávidos para colocar as mãos nos pacientes impotentes, infelizes que se atrapalham e caem nas malhas do uso indevido de drogas, na fuga de condições de vida e falta de perspectivas profissionais e existenciais ou para reduzir seu sofrimento psíquico. No fundo, o que o dependente está buscando é um remédio, mas erra na dose e começa a se envenenar.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
A Droga da TV
O terrorismo midiático é quase uma regra quando o assunto é maconha. Em reportagem recente, o SBT Brasil relatou com um alarmismo pavoroso o consumo de maconha na região do Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo.
A reportagem tratou a repressão policial como uma ação de "limpeza" do Centro da capital, banalizou aspectos culturais do uso da maconha, além de tratar os usuários como criminosos e doentes de uma forma generalista. Desta forma, o SBT alimentou a tese simplista e preconceituosa de tratar as drogas como uma questão policial e classificar os usuários como pessoas de um “submundo”.
“Em relação às grandes emissoras de TV, rádio e jornais do Rio, é a rede Globo a que mantem uma postura mais aberta ao debate, sem aquela sanha condenatória aos usuários de drogas e mistificação dos pés-rapados travestidos de traficantes, como a velhinha do crack, na absurda e insensível descrição de um jornalismo que não entende absolutamente nada da realidade do mundo das drogas ilegais. Além da insana ode aos policiais que entram atirando nas favelas, mandando bala no seu próprio povo, a política de confrontação e violência gerando audiência e vendendo jornais na patrulha da cidade transmitida em programas de baixo espetáculo.
Veja o vídeo cima: olha como manipulam a emoção do espectador no uso da palavra droga como a encarnação de um abstrato demônio com que fisgam a sua atenção e paralisam seu raciocínio. Não é maconha. É DROGA! Não é cocaína. É DROGA! Não é crack. É DROGA! O problema é que também não é cerveja. É DROGA! Não é whisky. É DROGA! Não é calmante. É DROGA! Não é cigarro. É DROGA!
E a verdade é que não é droga, é maconha; não é droga, é vodka; não é droga, é cigarro; não é droga, é cocaína. Essa cantilena de exaltação a uma abstrata droga incorporada de coisas que só podem ser ruins, maléficas, perniciosas à saúde serve somente para implantar o engodo do medo a substâncias inertes, fomentando uma cultura de intolerância e preconceito que serve ao interesse dos pequenos grupos que se beneficiam da proibição, especialmente o tráfico, a polícia corrupta e o sensacionalismo do barato que vende notícias. É o "Barato do Uruguai" da revista de domingo do jornal O Globo, matéria que apesar do uso no título desse sensacionalismo de que falamos acima, expõe com isenção a proposta do seu presidente José Mujica”, avalia Luiz Paulo Guanabara, diretor-executivo da Psicotropicus.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
“Isolamento e medicalização descontrolada” para usuários de crack recolhidos no Rio.
Um relatório divulgado nesta sexta-feira pelos conselhos regionais de Psicologia (CRP-RJ) e Serviço Social (CRESS-RJ) do Rio de Janeiro revelam um lado macabro do interior dos abrigos de internação para menores usuários de crack.
São criticados pelo relatório o "isolamento, a medicalização descontrolada, falta de informações sobre resultados, orientação religiosa, confusão entre saúde e assistência e violação de diretrizes dos ministérios da Saúde (MS) e de Desenvolvimento Social (MDS)".
CLIQUE AQUI para baixar o relatório completo
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Cenas do absurdo da guerra às drogas
O vídeo abaixo é um ótimo registro para exibir o que existe de mais grotesco na guerra às drogas. Para apreender um pé de maconha de aproximadamente 3 cm e criminalizar um jovem usuário de 22 anos a PM de Minas Gerais mobilizou uma viatura e um cão farejador para caçar drogas.
Em entrevista, o jovem relata sua dificuldade para superar o problema da dependência. Para ele, o Estado só foi capaz de oferecer a invasão de domicílio pela polícia e uma ficha criminal suja por tentar se livrar da dependência do tráfico.
É um registro para guardar e ser exibido para as próximas gerações da mesma forma que hoje educamos sobre a tragédia da escravidão.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Guerra às Drogas é motivo de guerra entre policiais
O desastre do modelo proibicionista resultou em mais uma história trágica para uma política que prega a “defesa da vida”. Dois policiais acusados de praticar extorsão contra usuários de drogas em Guarulhos (SP) trocaram tiros com agentes da Força Tática em uma rodovia movimentada da Grande São Paulo. Um policial corrupto morreu e o outro foi preso. Do outro lado, um PM da força tática foi ferido na cabeça e está internado em estado grave.
E tudo começou com um simples flagrante de posse de drogas…
terça-feira, 29 de maio de 2012
Reforma do Código Penal pode descriminalizar as drogas no Brasil
A reforma do código penal que está sendo elaborada por uma comissão de juristas pode mudar os rumos da política de drogas no Brasil. Na última segunda-feira esta comissão aprovou a proposta de descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Mas ela só vai valer se for aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado.
Foi decidido que a quantidade limite de cada droga deve ser aquela suficiente para o consumo médio de cinco dias e caberá a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar esses valores para cada droga.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Cinegrafista da TV Brasil induz manifestante a fumar maconha na Marcha
Um flagrante de violação da ética jornalística passou quase despercebido durante a Marcha da Maconha do Rio de Janeiro. O fato em questão diz respeito a ação de um cinegrafista da TV Brasil que maquiou a cena de uma manifestante fumando maconha. No vídeo abaixo fica claro que ele induziu o jovem ativista a fumar na frente da câmera enquanto olhava para o outro lado como se não soubesse que estava sendo filmado. Tudo tão naturalmente armado que fica evidente a montagem.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Repressão ao uso de drogas em comunidades com UPP
Inaugurada há duas semanas, a UPP da Fazendinha (no Complexo do Alemão) registrou no último domingo o primeiro incidente violento. E não se trata de um conflito entre policiais e traficantes resistentes ao programa de pacificação.
A vítima foi Evandro Luciano de Oliveira, de 15 anos, baleado com um tiro que atingiu as costas e perfurou o peito do adolescente. Ele está internado no Hospital Salgado Filho, no Méier, e não corre risco de morrer. Seu quadro de saúde é estável.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
O abuso de drogas que não são tratadas como drogas
Antes de falar em política de drogas é preciso entender o que são drogas e saber reconhecer todas. Na quarta edição do programa Drogas e Cidadania o Conselho Federal de Psicologia explora a questão do uso e abuso de drogas, que muitos não classificam como droga. Veja, aprenda e compartilhe!
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Um Panorama Fotográfico do Crack no Brasil
Uma equipe de reportagem da Agência Reuters visitou as maiores cidades do país para conhecer os principais pontos de consumo de crack. As imagens revelam uma semelhança entre todos os locais.
O ambiente de degradação social está presente em todas as fotografias, expondo uma mazela que as políticas públicas de enfrentamento a droga ainda não estão dispostas a enfrentar com o investimento necessário. Fala-se muito na dependência química, mas esquecem do abandono social da população de rua.
Salvador
segunda-feira, 26 de março de 2012
E o prometido apoio social para os usuários de crack de São Paulo?
As cenas da ofensiva policial contra usuários de crack do Centro de São Paulo continuam vivas. A política de "dor e sofrimento" foi usada como estratégia que forçaria os usuários a buscarem ajuda nos centros de acolhimento oferecidos pela prefeitura. Mas será que esse espaço existe?
O prometido Complexo Prates, centro de atendimento de assistência social e de saúde aos usuários de drogas, teve a inauguração adiada pela segunda vez. Depois de prometer e suspender a abertura do espaço para a segunda quinzena de março, a data abertura segue indefinida. O espaço conta com uma área de 11 mil metros quadrados e capacidade de atendimento para 1,2 mil pessoas e 11 leitos para internação. Mas ainda não funciona….
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Primeira Marcha da Maconha de 2012
O primeiro ato público em defesa da legalização da maconha no ano de 2012 foi a Marcha da Maconha do Fórum Social Temático, que aconteceu em Porto Alegre na semana passada.
No ano que o Supremo Tribunal Federal deve julgar a constitucionalidade da criminalização do usuário de drogas o ativismo popular torna-se ainda mais importante e necessário para a mudança na lei!
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
A maconha como alternativa ao uso do crack!
Ainda no clima da desastrosa ação policial na cracolândia de São Paulo vamos apresentar uma experiência que mostra como é possível cuidar de dependentes químicos sem o uso da força policial e da questionável internação compulsória. No vídeo abaixo o psiquiatra Dartiu Xavier, da Unifesp, explica como um grupo atendido no Proad abandonou a dependência do crack.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Enxugando o gelo na Cracolândia de São Paulo!
A tão alarmada intervenção do Estado na Região da Cracolância de São Paulo deixou números de uma típica ofensiva "enxuga gelo" da guerra às drogas. Após três dias de operação constante e 538 abordagens que prometiam acabar com o tráfico na região foram apresentadas apenas 21 gramas (isso mesmo, gramas!) e quatro pessoas presas por terem mandado de prisão.
Apesar da anunciada assistência social aos usuários de drogas ninguém foi encaminhado aos centros de recuperação. Afinal, espaço prometido pela prefeitura, com capacidade para 1200 pessoas, só deve ser inaugurado em 30 dias. Sem admitir o fracasso da operação a polícia segue argumentando que vai erradicar o consumo de crack no centro de São Paulo. "Em 30 dias vamos identificar traficantes e cortar a chegada de crack na região", disse o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Camilo.











