Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Mostrando postagens com marcador guerra às drogas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador guerra às drogas. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Deputados britânicos ficam empolgados como o modelo português de descriminalização das drogas

Após um ano de trabalho os parlamentares britânicos chegaram a uma conclusão que os leitores do Psicoblog já encontraram há muito tempo: a guerra às drogas fracassou e está na hora de reformar as políticas de drogas!

Em um relatório divulgado recentemente, os deputados citam com grande entusiasmo o sucesso do modelo português de descriminalização das drogas, além solicitar ao governo britânico o acompanhamento das propostas de legalização no Uruguai e nos Estados de Washington e Colorado.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Edward MacRae fala sobre a política de guerra às drogas na Bahia

Na nossa passagem por Salvador para promover o lançamento da Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas aproveitamos para conversar com o o antropólogo Edward MacRae, presidente da ABESUP, sobre a política de guerra às drogas na capital baiana.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dedo na ferida do proibicionismo!

Esse é um vídeo para assistir com muita atenção. Nele, o delegado antiproibicionista Orlando Zaccone desmonta a velha tese de defesa da saúde pública para justificar a proibição das drogas, além de apresentar um panorama das violações dos direitos humanos por conta do conflito armado contra o narcotráfico.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Legalização da maconha em votação no Colorado, Oregon e Washington

Depois da derrota apertada da Prop 19 na Califórnia, a bandeira da legalização da maconha voltou com mais força na eleição norte-americana deste ano. Agora, o plebiscito sobre a regulamentação da produção e comercialização da cannabis será realizado em três Estados (Colorado, Oregon e Washington).

No Estado de Washington, 55% da população apoia a legalização da maconha, de acordo com uma pesquisa do instituto Survey USA. No Colorado este índice é de 61%, segundo o Rasmussen Reports.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ethan Nadelmann na primeira conferência sobre política de drogas da Colômbia

A primeira conferência sobre política drogas da Colômbia, que ocorreu entre os dias 16 e 17 agosto, contou com a ilustre presença do diretor-executivo da Drug Policy Alliance Ethan Nadelmann.  No vídeo, ele apresenta um panorama completo do fracasso da guerra às drogas e, em seguida, explica alternativas como a regulação do comércio de maconha e o investimento em programas de redução de danos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cenas do absurdo da guerra às drogas

O vídeo abaixo é um ótimo registro para exibir o que existe de mais grotesco na guerra às drogas. Para apreender um pé de maconha de aproximadamente 3 cm e criminalizar um jovem usuário de 22 anos a PM de Minas Gerais mobilizou uma viatura e um cão farejador para caçar drogas.

Em entrevista, o jovem relata sua dificuldade para superar o problema da dependência. Para ele, o Estado só foi capaz de oferecer a invasão de domicílio pela polícia e uma ficha criminal suja por tentar se livrar da dependência do tráfico.

É um registro para guardar e ser exibido para as próximas gerações da mesma forma que hoje educamos sobre a tragédia da escravidão.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

LEAP-Brasil no Psicoblog

Republicamos aqui os informes do mes de junho da LEAP-Brasil de nossa blog-colaboradora Maria Lucia Karam, juíza aposentada e presidente do escritório brasileira da fabulosa organização de agentes da lei, promotores, juízes e outros operadores da lei, inclusive ex-agentes do FBI e da CIA.

Esperamos argumentos à altura para um debate honesto e aberto, questionando as ideologias e desmascarando a hipocrisia.

Junho 2012

  • "Marchas da Maconha"

    No mês de maio e início desse mês de junho, a chamada “Marcha da Maconha” se estendeu ao interior do Brasil, realizando-se em 34 cidades de 17 estados da federação, além do distrito federal. O movimento avança em extensão, mas decerto precisa avançar também na compreensão de que a reforma da atual e nociva política de drogas mundial não pode se limitar à maconha. Reivindicar apenas a legalização da maconha significa reproduzir a mesma lógica proibicionista baseada na irracional distinção entre drogas lícitas e ilícitas. Limitar-se à reivindicação de legalização da maconha significa aceitar o prosseguimento da política de “guerra às drogas”. Para pôr fim aos inúmeros danos provocados por essa nociva, insana e sanguinária política, é preciso sim legalizar a produção, o comércio e o consumo de todas as drogas.

  • Governo do Uruguai propõe legalização da maconha

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Guerra às Drogas é motivo de guerra entre policiais

O desastre do modelo proibicionista resultou em mais uma história trágica para uma política que prega a “defesa da vida”. Dois policiais acusados de praticar extorsão contra usuários de drogas em Guarulhos (SP) trocaram tiros com agentes da Força Tática em uma rodovia movimentada da Grande São Paulo. Um policial corrupto morreu e o outro foi preso. Do outro lado, um PM da força tática foi ferido na cabeça e está internado em estado grave.

E tudo começou com um simples flagrante de posse de drogas…

terça-feira, 3 de julho de 2012

Manifesto do Conselho Federal de Serviço Social contra a Guerra às Drogas

“No Dia Internacional de Combate às Drogas, nós, assistentes sociais, temos que nos manifestar contra o discurso dominante e falacioso da “guerra às drogas”, pois temos autoridade, pelo conhecimento crítico da realidade social e institucional consolidada em nosso trabalho cotidiano, para afirmar que o aumento do consumo de drogas, e todas as formas de violência vinculadas à ilegalidade de algumas drogas, podem ser enfrentados de forma justa e democrática com a universalização do acesso e com a melhoria da qualidade das políticas sociais”

Com este trecho não fica difícil descobrir qual é a posição do Conselho Federal de Serviço Social sobre a política proibicionista de drogas. No manifesto de duas páginas o Conselho ainda critica o avanço modesto da lei 11.343/06 e a arbitrariedade das forças de seguranças nas cracolândias do Rio de Janeiro e São Paulo.

Vale destacar que o documento foi divulgado no dia 26 de junho, o Dia Mundial de Combate as Drogas. Clique aqui para ler!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os Beatles e o uso de drogas na Rússia

Na semana em  que é "comemorado" o Dia Mundial de Combate as Drogas fica ainda mais fácil ler e ouvir os argumentos mais estapafúrdios para defender o proibicionismo. Da Rússia veio uma pérola digna de muitas gargalhadas.

De acordo com a "principal autoridade médica antidrogas da Rússia", Yevgeny Bryun, os Beatles foram e ainda são responsáveis pela drogadição da juventude no país."Quando os Beatles foram expandir suas consciências na Índia, eles apresentaram à população a ideia de modificar o estado psíquico da mente usando drogas. Quando a indústria entendeu que podia fazer negócios com isso — prazer e produtos associados ao prazer — provavelmente foi aí que tudo começou." O Laranjeiras da Rússia ainda defendeu medidas de controle da cultura de massa que promove o uso de drogas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Guerra às Drogas e a Violação da Constituição!

Não precisa ser um especialista na Constituição brasileira para entender como a proibição das drogas viola as liberdades individuais garantidas pela carta magna brasileira. Durante a Marcha da Maconha de São Paulo o juiz José Henrique Torres, presidente da Associação dos Juízes para a Democracia (AJD), detalhou algumas das violações constitucionais do proibicionismo.. Veja e compartilhe!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

CHOQUE BOMBARDEIA MARCHA DA MACONHA

por André Barros

Num sábado ensolarado, ao cair da tarde de uma rara lua cheia, em plena Avenida Vieira Souto, mesmo com duas declarações do guardião da Lei Maior, o Supremo Tribunal Federal, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 187 e na Ação Direta de Inconstitucionalidade n.4274, dizendo que a Marcha da Maconha está amparada pela Constituição Federal, de repente, sem qualquer razão, o Bope pegou geral.

Ao anoitecer, a Marcha estava linda, quase alcançando o Coqueirão, onde estava programada uma grande festa na areia, quando, subitamente, do nada, sem qualquer motivo, pela contramão, realizando manobra violenta em alta velocidade, chegou a tropa de elite. Quatro caveiras quase deram um cavalo de pau no meio da multidão de dez mil pessoas, em atitude de evidente provocação, planejada para acabar com a Marcha da Maconha. Depois de lançada a primeira bomba, pouquíssimos objetos foram arremessados em reação e, logo em seguida, foram atiradas mais de cem bombas e tiros de balas de borracha de grosso calibre sobre milhares de pessoas, agredindo inclusive quem não estava na Marcha, já que era um sábado de lua cheia e de Viradão Carioca.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Repressão ao uso de drogas em comunidades com UPP

Inaugurada há duas semanas, a UPP da Fazendinha (no Complexo do Alemão) registrou no último domingo o primeiro incidente violento. E não se trata de um conflito entre policiais e traficantes resistentes ao programa de pacificação.

A vítima foi Evandro Luciano de Oliveira, de 15 anos, baleado com um tiro que atingiu as costas e perfurou o peito do adolescente. Ele está internado no Hospital Salgado Filho, no Méier, e não corre risco de morrer. Seu quadro de saúde é estável.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mais um problema na conta da guerra às drogas

nigelNão faltam argumentos para criticar a guerra às drogas: fracasso na tentativa de controle das substâncias ilícitas, violação da soberania dos países produtores, aumento da corrupção de agentes públicos, carência de investimento na saúde dos usuários e muitos outros.

Além de todos os problemas citados acima o pesquisador Nigel Inkster, diretor da divisão de Ameaças Transnacionais e Riscos Políticos do instituto de pesquisas britânico International Institute for Strategic Studies (IISS), aponta para uma crise segurança institucional gerada pela guerra às drogas.

domingo, 1 de abril de 2012

Apoio ao Pronunciamiento hacia la VI Cumbre de las Américas

Apoio ao Pronunciamiento hacia la VI Cumbre de las Américas
Por Luiz Paulo Guanabara

O Centro Brasileiro de Política de Drogas - Psicotropicus apoia em sua totalidade a reivindicação pela redução da violência contra as mulheres feita pela Articulación Regional Feminista por los Derechos Humanos y la Justicia de Género. Mais uma agenda que trata de questões sociais onde a política de drogas vigente está presente. O proibicionismo não presta pra nada mesmo, a não ser alimentar um grupo de delinquentes muitas vezes instalado nas secretarias de segurança dos governos. O proibicionismo destroi o meio-ambiente, alimenta o crime organizado, ajuda a financiar outros crimes, como terrorismo, trafico de pessoas e toda a série de insanidades criminosas derivadas do DNA corrompido de um tipo humano muito poderoso, mas extremamente corrupto e nocivo.

Uma política que enfraquece e violenta a mulher, certamente podemos dizer que uma das razões para a existência da Psicotropicus é combater uma política dessa. E mais uma vez nos deparamos com os distúrbios causados pela política de drogas vigente, essa política que o governo brasileiro apoia por falta de vergonha na cara: porque são os países latino-americanos os que mais se fodem com a política de drogas imposta - independente de se o país quer ou não - pelo governo estadunidense.

quinta-feira, 22 de março de 2012

FHC lança novo ataque contra a guerra às drogas!

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso parece disposto a alavancar cada vez mais a mensagem sobre o fracasso da guerra às drogas.  Mesmo não apresentando um proposta concreta de mudança, FHC segue como uma das vozes mais importante da luta contra o proibicionismo. Confira o vídeo divulgado na última terça-feira e aproveite para comentar o discurso de FHC.

terça-feira, 20 de março de 2012

As Nações Unidas se esforçam para manter viva a fracassada e nociva "guerra às drogas"

Maria Lucia Karam

Integrantes de órgãos das Nações Unidas e delegações dos Estados Membros, reunidos em Viena, de 12 a 16 de março de 2012, na 55ª Sessão da Comissão de Drogas Narcóticas (CND), em nenhum momento enfrentaram o ponto nevrálgico, provocador de crises, danos, enganos, sofrimentos, violência, violação de direitos fundamentais – a proibição, a política antidrogas, a “guerra às drogas”. Todos reivindicaram a continuação do atual padrão proibicionista, monotonamente seguindo o que parecia ser um script previamente aprovado.

Logo no início, proposta de resolução introduzida pelos EUA, para reafirmar as três proibicionistas convenções da ONU sobre drogas e comemorar o centenário da Convenção sobre o Ópio de Haia, dava o tom das discussões: sugestões de emendas e respectivas discussões lidavam basicamente com a forma, com vírgulas, sinônimos, nada dizendo a respeito da substância. Ao invés de ideias e criatividade, os integrantes das mais diversas delegações exibiam uma mentalidade estreita. Uma “voz única e unificada” surgia como algo mais importante do que discernir, questionar, debater e construir uma nova e saudável política de drogas.

terça-feira, 13 de março de 2012

Debate sobre a Guerra às Drogas – Ao Vivo no Youtube!

Com uma grande ajuda do Google o debate sobre a eficácia da guerra às drogas agita o mundo virtual com um debate ao vivo, que conta a presença de personalidade como  o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Julian Assange. Clique no player e confira!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Mais do Mesmo da Guerra às Drogas

O relatório divulgado pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), pouco ou nada contribui para elaboração de uma política de drogas mais humana. Além de insistir no modelo proibicionista o documento divulgado na manhã desta terça-feira criticou o governo da Bolívia por abandonar a Convenção Única de Narcóticos, de 1961, ao questionar a criminalização da folha de coca.

Sobre o Brasil, a Jife elogiou a parceria entre a polícia e as forças armadas no combate ao narcotráfico, com alusão direta a ocupação do Complexo do Alemão. Infelizmente a ONU desprezou as denúncias sobre o estado de exceção instituído nessa comunidade e até da declaração do Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, dizendo que as UPP não vai acabar com o tráfico.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Novidade na Indústria da guerra às drogas: cão farejador particular!

A paranoia repressiva alavancada pela guerra às drogas avança para dentro do relacionamento familiar nos Estados Unidos. Por apenas 100 dólares um chefe de família pode contratar um cão farejador que faz uma "geral" na casa em busca drogas escondidas no quarto dos filhos.

A proprietária da empresa Drug Dog Services LLC defende o serviço e garante que autoridade policial não é notificada se alguma substância ilícita for encontrada dentro da casa do cliente. A decisão sobre o que fazer fica com a família.  "Se alguém me liga (pedindo cães farejadores), é porque no fundo já acha que seu filho está usando drogas. E provavelmente está certo."