Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Saúde e Política de Drogas em Debate na Fiocruz

Na última segunda-feira a Fiocruz abriu as portas do seu Museu da Vida para o seminário “Saúde e Política de Drogas: é preciso mudar”, promovido pela Comissão Brasileira Drogas e Democracia.

Apesar do evento ter focado no discurso do usuário com um doente, o psiquiatra Dartiu Xavier destacou na sua palestra que maioria dos consumidores de drogas não desenvolve um uso problemático. "A questão de dependência é uma questão de exceção. A grande maioria dos usuários são recreacionais. No caso da maconha apenas 9% se torna dependente."

Mesmo não abrindo espaço para os usuários de drogas (talvez a parte mais interessada neste tipo de debate), o evento trouxe convidados de países que estão estão fazendo a diferença para superar o desastre do proibicionismo.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vídeo da conferência de formação da LANPUD

O primeiro vídeo da conferência “O Teatro da Guerra às Drogas está situado na América Latina” conta com trechos das apresentações do diretor executivo da Psicotropicus, Luiz Paulo Guanabara, do historiador Henrique Carneiro e o psiquiatra Antonio Nery Filho. Em breve publicaremos novos vídeos!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Política de Combate ao Crack do RJ é Apresentada na Harm Reduction Coalition

por Luiz Paulo Guanabara

de Portland (EUA)

Num tom pessoal: a 9ª Conferencia da Harm Reduction Coalition (HRC) teve um sabor especial para mim. A primeira vez que participei de uma conferencia internacional fora do Brasil (sim, a conferencia internacional pode ser no Brasil) foi a 2ª Conferencia da HRC, em 1998, em Cleveland, para a qual tive quatro resumos selecionados: dois sobre o programa de troca de seringas no Rio, NEPAD/UERJ, no qual trabalhava, um sobre as deficiências do programa de 12 Passos sob o ponto de vista da redução de danos e um chamado “A Guerra às Drogas no Rio de Janeiro”, denunciando a política de confronto armado na cidade. Acho interessante que tenha apresentado este trabalho exatamente no ano em que foi criada a Secretaria Antidrogas, SENAD.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Organização de Usuários de Drogas na Harm Reduction Coalition

por Luiz Paulo Guanabara

de Portland (EUA)

A pré-conferência “Organização de Usuários de Drogas” da 9ª. Conferência da Harm Reduction Coalition (Coalizão para Redução de Danos) foi dedicada a um dia de discussão sobre o tema. O evento com duração de um dia proporcionou uma oportunidade para pessoas que usam drogas estarem reunidas para discutir estratégicas e táticas para proteger sua saúde e liberdades individuais.

A Declaração de Propósito trazia escrito: “Não devemos esquecer que os usuários de drogas têm sido fundamental para o desenvolvimento das mais valiosas e bem-sucedidas iniciativas de redução de danos: distribuímos seringas e agulhas para impedir a transmissão de HIV, disseminamos o uso de nalaxone para prevenir overdoses e ensinamos nossos pares como injetar drogas com mais segurança. Esta história atesta o poder coletivo e determinação das pessoas que usam drogas e destaca nossa grande capacidade de realização quando estamos organizados e unidos.”

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lançamento da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro

A problemática do uso do crack voltou para pauta da grande imprensa, principalmente após a ocupação das comunidades do Jacarezinho e Manguinhos. Fala-se muito em recolhimento e pouco em tratamento.

Neste momento de endurecimento das ações de recolhimento para casas com tratamento questionável convidamos o público do Psicoblog para participar do seminário de Lançamento da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

O encontro será nesta quinta-feira (18/10) de 9h até às 18h30 no auditório 71 (7º andar) no campus UERJ do Maracanã. Confira a programação completa:

terça-feira, 26 de junho de 2012

Marcha da Maconha na Cúpula dos Povos

A Cúpula dos Povos realizada no Rio de Janeiro contou com a realização de uma série de eventos paralelos. Um deles foi a Cúpula Canábica, encontro de ativistas de 14 cidades do Brasil que lutam pela legalização da maconha. No encontro de três dias surgiu a ideia de fazer uma Marcha da Maconha dentro do Parque do Flamengo. Confira o resultado no vídeo abaixo!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Psicotropicus na Cúpula dos Povos

Confira a galeira de fotos do estande da Psicotropicus na Cúpula dos Povos durante a Rio+20! Estande 59, Parque do Flamengo, 15-22 de junho, 2012.

Marcha da Maconha na Cúpula dos Povos da Rio+20!

O Rio de Janeiro vive uma semana de intenso ativismo político e social com a realização da Rio+20 e da Cúpula dos Povos. Neste clima, a galera da Marcha da Maconha aproveitou o momento para realizar um encontro de ativistas canábicos de todo Brasil, articular estratégias de ação do nosso movimento e promover uma Marcha da Maconha dentro do Parque do Flamengo.

Nosso econtro é nesta terça-feira, às 16h20 , em frente ao Museu de Arte Moderna.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Drogas e Devastação Ambiental na Cúpula dos Povos da Rio+20

A Psicotropicus alugou um estande na Cúpula dos Povos (15-22 de junho) para ser um ponto de referência e de encontro para todos que trabalham na área ou acompanham o evento. Vamos distribuir nossos materiais antiproibicionistas e lançar o livreto "Drogas e Devastação Ambiental".

O estande (número 59) também está disponível as ONGs, coletivos e indivíduos que queiram distribuir ou vender materiais, relatórios, folders, livros relacionados a questões de drogas. O horário de funcionamento é de 9 as 19h.

O acesso a Cúpula dos Povos, que está montada na Praia do Flamengo, pode ser feito pela passarela localizada em frente ao Palácio do Catete.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Primeiro Relato da Cúpula das Américas 2012

por Luiz Paulo Guanabara

Cartagena, 11 de abril de 2012

O ambiente lembra um Fórum Social ou um Congresso brasileiro de HIV. Cheguei um pouco atrasado, e sentei a mesa dentro do salão do Eixo Segurança, que é o único diretamente relacionado com política de drogas.

Outro tema a que se poderia relacionar o trabalho da Psicotropicus é sobre Acesso e Utilização de Tecnologias, pois analisa os problemas de dificuldade no acesso a informação sobre saúde e educação, especialmente nas zonas rurais e mais afastadas. A integração dessas regiões favoreceria o desenvolvimento social e econômico, reduzindo desigualdades.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

DROGAS E DEMOCRACIA: um debate Urgente!

Debate com especialistas e interessados na relação entre drogas e democracia, abordando questões sobre legalização, descriminalização, comercialização, legislação, política de redução de danos e experiências internacionais.

> Quarta-feira, 11 de abril, 19h30

> 30 vagas

> Atividade gratuita

> É necessário reservar por e-mail (secretaria.bkc@baukurs.com.br) ou pelo telefone 2246-6242

terça-feira, 20 de março de 2012

As Nações Unidas se esforçam para manter viva a fracassada e nociva "guerra às drogas"

Maria Lucia Karam

Integrantes de órgãos das Nações Unidas e delegações dos Estados Membros, reunidos em Viena, de 12 a 16 de março de 2012, na 55ª Sessão da Comissão de Drogas Narcóticas (CND), em nenhum momento enfrentaram o ponto nevrálgico, provocador de crises, danos, enganos, sofrimentos, violência, violação de direitos fundamentais – a proibição, a política antidrogas, a “guerra às drogas”. Todos reivindicaram a continuação do atual padrão proibicionista, monotonamente seguindo o que parecia ser um script previamente aprovado.

Logo no início, proposta de resolução introduzida pelos EUA, para reafirmar as três proibicionistas convenções da ONU sobre drogas e comemorar o centenário da Convenção sobre o Ópio de Haia, dava o tom das discussões: sugestões de emendas e respectivas discussões lidavam basicamente com a forma, com vírgulas, sinônimos, nada dizendo a respeito da substância. Ao invés de ideias e criatividade, os integrantes das mais diversas delegações exibiam uma mentalidade estreita. Uma “voz única e unificada” surgia como algo mais importante do que discernir, questionar, debater e construir uma nova e saudável política de drogas.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Maconheiro é Sangue Bom e Organiza a Ceia dos Excluídos no Rio de Janeiro!

GRUPOS EM DEFESA DOS USUÁROS DE MACONHA ORGANIZAM CEIA DE NATAL PARA MORADORES DE RUA NO CENTRO DO RIO.

Numa iniciativa de membros do portal Growroom.net, coletivos e ONGS pela legalização da maconha realizam a CAMPANHA MACONHEIRO É SANGUE BOM!! A CEIA DOS EXCLUÍDOS!

Na próxima sexta feira, dia 23, a partir das 20 h, na Cinelândia, aproximadamente 50 ativistas de grupos diversos, entre eles o portal Growroom.net, principal organizador, a Igreja Do reino de Jah, o bloco carnavalesco Planta na Mente, e a ONG Psicotropicus-Centro Brasileiro de Política de Drogas vão oferecer aos moradores de rua uma ceia de natal, que contará com um caldo verde acompanhado de pão, refrigerante, biscoitos, panetone e bolo. Trata-se de uma continuação de campanha anterior que buscou, através da doação de sangue ao INCA, redimensionar a maconha na questão das drogas como um todo. A organização iniciará a distribuição que contará também com música e distribuição de roupas, brinquedos e agasalhos, que estão sendo recolhidos individualmente entre os membros dos coletivos e na loja ULTRAECO em Ipanema (Rua Francisco Otaviano – 67 – loja 48), centro de arrecadação da campanha.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Natal Solidário da Legalização da Maconha!

O ativismo canábico também é solidário. Um grupo formado por diferentes coletivos que ajudam a promover a Marcha da Maconha no Rio de Janeiro está unido para realizar uma Ceia dos Excluídos para os moradores de rua.

Além da coleta de donativos , roupas e alimentos que está sendo feita na loja UltraEco (R. Francisco Otaviano 67 lj 50, Arpoador) será oferecido um bandejão de Caldo Verde aos amigos das ruas.  Este ato vai ocorrer no dia 23 de dezembro, às 21h, na Cinelândia. Clique aqui e saiba mais sobre o evento!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Semana Verde agita o ativismo canábico em Niterói

Hoje o Psicoblog oferece uma ótima dica para os leitores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O coletivo que organiza a Marcha da Maconha de Niterói promove entre os dias 7 e 14 de abril a primeira Semana Verde da cidade fluminense. O evento contará com atividades culturais, debates com especialistas na área e com a exibição do documentário Cortina de Fumaça. Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Confira abaixo a programação!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mitos da maconha são descontruídos em livro traduzido pela Psicotropicus

Elisaldo Carlini Os motivos que levam um mito a perdurar mesmo depois de ser desqualificado cientificamente podem ser complexos e difíceis de entender. No caso da maconha, o movimento proibicionista do início do século 20 foi responsável por rechear o imaginário popular com mitos sobre seus efeitos. Infelizmente, muitos deles ainda são disseminados por respeitáveis veículos de comunicação e personalidades da área médica e política. 

Uma importante fonte de informações para disseminação dos verdadeiros problemas relativos a maconha ganhou sua edição em português. O livro "Maconha: Mitos e Fatos" (Marijuana Myths Marijuana Facts) reúne 20 mitos relativos ao consumo de maconha seguidos de uma desmitificação baseados em constatações científicas modernas. A edição brasileira, que foi traduzida pela Psicotropicus, foi lançada na última terça-feira em evento no Rio Janeiro.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Liberdade em Neves! Um show do Ponto de Equilíbrio na carceragem da Polinter

ponto_neves Quando foi preso injustamente por cultivar 10 pés de maconha para uso pessoal, o baixista da banda Ponto de Equilíbrio, Pedro Caetano, pode conhecer de perto as mazelas do sistema prisional brasileiro.

Mas nos 14 dias que passou atrás das grades, Pedro conheceu o delegado Orlando Zaccone, autor do livro “Acionistas do nada: quem são os traficantes de drogas”, que apresenta o perfil das pessoas presas e condenadas por tráficos de drogas dentro de um contexto sociológico. Passado este período, os dois se reencontraram para promover um show do Ponto de Equilíbrio na carceragem da Polinter de Neves, em São Gonçalo, onde Pedro ficou preso por alguns dias.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os Caminhos para uma nova Lei de Drogas



Na linha de frente da política de drogas do governo Lula, o deputado Federal Paulo Teixeira (PT-SP), acredita que o caminho da Lei de Drogas brasileira está no caminho da total despenalização dos usuários de drogas e no fortalecimento das políticas de redução de danos. O deputado esteve presente na mesa que encerrou a II Conferencia Latino Americana e I Conferência Brasileira sobre Política de Drogas.
Para o deputado, a legislação brasileira é misto da repressão norte-americana com o modelo de despenalização de usuários adotado na Europa. Ele ainda citou o exemplo de descriminalização em Portugal como um caso de sucesso no mundo.

Na hora de analisar o sistema repressivo, Paulo Teixeira expôs de forma bem direta a fragilidade do sistema. Para ele “a legislação de droga prende apenas o trabalhador. Os financiadores e administradores deste mercado ainda permanecem intocáveis”, declarou.
Defensor da total despenalização do usuário de drogas, o Deputado admitiu que a lei 11.343/06 fracassou ao endurecer o tratamento policial para os traficantes de drogas.

Repressão com inteligência
Apresentando as políticas adotadas pelo governo uruguaio nos últimos anos Jorge Ruibal Pino, Ministro da Suprema Corte de Justiça, explicou a estratégia adotada para combater a raiz financeira do narcotráfico, ao confiscar algumas fortunas de traficantes.

De acordo com Jorge Ruibal, a Suprema Corte uruguaia promove encontros com agentes policiais. Segundo ele, as reuniões servem para a troca de experiências para a construção de um sistema judiciário mais humano.
Por uma legislação menos punitiva
A última mesa da conferencia também não poupou críticas para o caráter essencialmente repressivo da Lei de Drogas. Para a juíza argentina Mónica Cuñarro, todas as leis de drogas violam os direitos a dignidade dos indivíduos.  “Vale lembrar que a maioria dos países é signatário de tratados que obrigam o respeito total aos direitos humanos”, declarou.