Confira no vídeo abaixo alguns trechos do seminário “Saúde e Política de Drogas: é preciso mudar”, realizado na Fiocruz na última segunda-feira. O primeiro a falar é o vice-ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Oscar Gómez da Trindade. Em seguida vem a palestra de Paula Marques, representante do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências de Portugal (SICAD) e por último o especialista em saúde pública da Universidade Simon Fraser, no Canadá, Benedikt Fischer.
Psicotropicus - Centro Brasileiro de Política de Drogas
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Saúde e Política de Drogas em Debate na Fiocruz
Na última segunda-feira a Fiocruz abriu as portas do seu Museu da Vida para o seminário “Saúde e Política de Drogas: é preciso mudar”, promovido pela Comissão Brasileira Drogas e Democracia.
Apesar do evento ter focado no discurso do usuário com um doente, o psiquiatra Dartiu Xavier destacou na sua palestra que maioria dos consumidores de drogas não desenvolve um uso problemático. "A questão de dependência é uma questão de exceção. A grande maioria dos usuários são recreacionais. No caso da maconha apenas 9% se torna dependente."
Mesmo não abrindo espaço para os usuários de drogas (talvez a parte mais interessada neste tipo de debate), o evento trouxe convidados de países que estão estão fazendo a diferença para superar o desastre do proibicionismo.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Terceiro vídeo da conferência de formação da LANPUD
Está no ar o terceiro vídeo da conferência de formação da Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD), com as falas de Edward MacRae (ABESUP), Renato Cinco (MLM) e Ana Maria Motta (UFF). Confira!
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Deputados britânicos ficam empolgados como o modelo português de descriminalização das drogas
Após um ano de trabalho os parlamentares britânicos chegaram a uma conclusão que os leitores do Psicoblog já encontraram há muito tempo: a guerra às drogas fracassou e está na hora de reformar as políticas de drogas!
Em um relatório divulgado recentemente, os deputados citam com grande entusiasmo o sucesso do modelo português de descriminalização das drogas, além solicitar ao governo britânico o acompanhamento das propostas de legalização no Uruguai e nos Estados de Washington e Colorado.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Segundo vídeo da conferência de formação da LANPUD
O segundo vídeo da reunião de formação da LANPUD “O Teatro da Guerra às Drogas está situado na América Latina” conta com a participação da argentina Veronica Russo (RADDAUD), do mexicano Aram Barra e do uruguaio Diego Pieri. Em breve publicaremos novos vídeos.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Carta de repúdio à proposta de internação compulsória de adultos pela Prefeitura do Rio de Janeiro
Nós, entidades e movimentos sociais que integram a Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (FEDDH), articulada com a Frente Nacional de Drogas e Direitos Humanos (FNDDH), viemos a público repudiar as últimas declarações do prefeito da cidade do Rio de Janeiro sobre a continuidade e expansão da política de internação compulsória, que agora, além das crianças e adolescentes em situação de rua, deverá incluir adultos.
Defendemos uma política inclusiva, humanizada, não discriminatória e que garanta o direito à saúde, à liberdade, à integridade e à dignidade das pessoas em situação de rua, em uso de drogas ou não, em oposição às medidas da atual administração municipal de defesa da ordem pública travestidas por um discurso de proteção ao direito à saúde e à vida dos usuários de drogas. Somos contrários às operações de recolhimento e à utilização abusiva e indiscriminada das internações compulsórias que, ademais de tratar essas pessoas de forma massificada e expô-las a toda forma de abuso, negligência, maus tratos e violência, consomem os recursos públicos que deveriam estar sendo utilizados para financiar os serviços abertos, inclusivos, de base comunitária, investir nos recursos humanos adequados para tanto e viabilizar a construção de projetos terapêuticos individualizados que promovam a autonomia, a cidadania e a inclusão social.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Vídeo da conferência de formação da LANPUD
O primeiro vídeo da conferência “O Teatro da Guerra às Drogas está situado na América Latina” conta com trechos das apresentações do diretor executivo da Psicotropicus, Luiz Paulo Guanabara, do historiador Henrique Carneiro e o psiquiatra Antonio Nery Filho. Em breve publicaremos novos vídeos!
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Proposta de legalização da maconha avança na América Latina
A legalização da maconha nos Estados de Colorado e Washington pode servir como bom precedente para fim da criminalização da cannabis em outros países. O primeiro sinal de mudança veio de uma reunião entre os presidentes do México, Costa Rica, Honduras e Belize realizada na última semana.
O mexicano Felipe Calderón, a costarriquenha Laura Chinchilla, o hondurenho Porfirio Lobo e o belizenho Dean Barrow encaminharam a OEA (Organização dos Estados Americanos) um pedido de estudo sobre o impacto da legalização da maconha na região.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Política de Combate ao Crack do RJ é Apresentada na Harm Reduction Coalition
por Luiz Paulo Guanabara
de Portland (EUA)
Num tom pessoal: a 9ª Conferencia da Harm Reduction Coalition (HRC) teve um sabor especial para mim. A primeira vez que participei de uma conferencia internacional fora do Brasil (sim, a conferencia internacional pode ser no Brasil) foi a 2ª Conferencia da HRC, em 1998, em Cleveland, para a qual tive quatro resumos selecionados: dois sobre o programa de troca de seringas no Rio, NEPAD/UERJ, no qual trabalhava, um sobre as deficiências do programa de 12 Passos sob o ponto de vista da redução de danos e um chamado “A Guerra às Drogas no Rio de Janeiro”, denunciando a política de confronto armado na cidade. Acho interessante que tenha apresentado este trabalho exatamente no ano em que foi criada a Secretaria Antidrogas, SENAD.
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Governo uruguaio apresenta projeto de legalização da maconha
Caminha muito bem o projeto de legalização da maconha no Uruguai, que foi protocolado na Câmara dos Deputados na última quinta-feira e pode ser votado ainda este ano.
Como anunciado anteriormente, o Estado ficará responsável por cultivar e comercializar a cannabis para cidadãos uruguaios, com o limite de venda fixado em 40g por mês para cada usuário. "O Estado (...) assumirá o controle e a regulamentação das atividades de importação, exportação, planejamento, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição de cannabis ou seus derivados", diz o texto do projeto de lei.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Henrique Carneiro fala sobre a criação da LANPUD
Você sabia que a Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas é formada apenas por usuários e ex-usuários? Durante a conferência de lançamento da LANPUD, em Salvador, a equipe da Psicotropicus conversou com o historiador Henrique Carneiro sobre o desenvolvimento do debate sobre drogas com a criação da rede.
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Marcelo Freixo cobra investigação do caso Tesloo
Além do método questionável adotado para tratar os menores usuários de crack recolhidos de forma compulsória das ruas do Rio de Janeiro, surgiu uma denúncia que envolve o repasse de verba para os abrigos da Tesloo, que recebem dinheiro público para abrigar estes jovens.
No plenário da Alerj, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) cobrou a urgente e necessária investigação sobre o modelo de tratamento adotado e a prestação de contas da ONG que recebe milhões da prefeitura. Tão o mais grave são as denúcias do jornal O Dia sobre o passado do presidente da Tesloo.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Edward MacRae fala sobre a política de guerra às drogas na Bahia
Na nossa passagem por Salvador para promover o lançamento da Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas aproveitamos para conversar com o o antropólogo Edward MacRae, presidente da ABESUP, sobre a política de guerra às drogas na capital baiana.
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Convênio com ONG de matador é encerrado
Fonte: O Dia
Após escândalos noticiados pelo DIA outra instituição assume nesta terça-feira abrigos, com corpo técnico da Tesloo, para cuidar de jovens dependentes por 180 dias
Rio - A Prefeitura do Rio deu o primeiro tiro nos contratos da ONG do major reformado da PM Sérgio Pereira de Magalhães Júnior. A Secretaria Municipal de Assistência Social retirou nesta segunda-feira das mãos da Casa Espírita Tesloo o gerenciamento dos cinco centros para tratamento de 160 crianças e adolescentes dependentes químicos.
O fim do convênio não encerra o atendimento aos menores abrigados: outra instituição filantrópica assume hoje, em caráter emergencial, os espaços físicos dos abrigos e o corpo técnico da Tesloo para cuidar dos jovens pelo prazo de 180 dias.
Manifesto antiproibicionista da Lanpud
Salvador recebeu mais 30 ativistas antiproibicionistas para formar a Lanpud (Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas). Da reunião de formação da rede surgiu uma carta (temporariamente batizada de Carta de Salvador) com as reivindicações para uma política de drogas mais justa e humana. Confira no vídeo abaixo!
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
“O Teatro da Guerra às Drogas está situado na América Latina”
Reunião Inaugural da Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas – LANPUD
A Rede Internacional de Pessoas que Usam Drogas - INPUD, a Psicotropicus – Centro Brasileiro de Política de Drogas (organizador) e a Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos - ABESUP (organizadora local), com apoio do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas - CETAD/UFBA e do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - GIESP/FFCH/UFBA, anunciam o lançamento da Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas - LANPUD, nos dias 25 e 26 de outubro, em Salvador, no Auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Prof. Aristides Novís, n.º 2, Federação.
Cerca de 30 usuários e ex-usuários da Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru, Colômbia, México, Costa Rica e Brasil apresentarão um panorama sobre a política de drogas e a organização de pessoas que usam drogas em seus países, na conferência “O Teatro da Guerra às Drogas está situado na América Latina”, que ocorrerá no dia 25. No dia seguinte, os organizadores, convidados e prospectivos afiliados se reunirão para definir rumos e tratar de assuntos organizacionais e operacionais da rede.
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Lançamento da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro
A problemática do uso do crack voltou para pauta da grande imprensa, principalmente após a ocupação das comunidades do Jacarezinho e Manguinhos. Fala-se muito em recolhimento e pouco em tratamento.
Neste momento de endurecimento das ações de recolhimento para casas com tratamento questionável convidamos o público do Psicoblog para participar do seminário de Lançamento da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
O encontro será nesta quinta-feira (18/10) de 9h até às 18h30 no auditório 71 (7º andar) no campus UERJ do Maracanã. Confira a programação completa:
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
A ONU e a mobilização para manter o proibicionismo
LEIA MATÉRIA NO FINAL
E tem gente que pensa que o UNODC e suas instâncias na ONU vão abrir para um debate sobre a revisão das convenções proibicionistas que fundamentam a Guerra às Drogas. Os governos da América latina devem seguir fazendo as reformas necessárias, para que a região deixe de ser o teatro dessa guerra que já dura mais de 40 anos, uma política cujos resultados são mais violência, mais oferta, mais demanda, mais miséria e transmissão de vírus como HIV e hepatite C. O Brasil? Ora, esse é um país socialmente muito atrasado, cujas autoridades estão perdidas tentando minorar o problema do consumo de crack. Com a mentalidade retrógrada que rege esse e outros problemas sociais, como o aborto, não vemos luz no final do túnel.
Afinal, para entender a dinâmica do "crack", é preciso entender que essa droga é fruto da equivocada política proibicionista de drogas, é filho dela. Mas para entender isso é preciso se despir da ultrapassada ideologia moralista e da hipocrisia de proibir algumas drogas escolhidas, tornadas ilícitas, como se essa proibição servisse para impedir que nossos filhinhos e filhinhas se mantenham afastados das drogas "malvadas". Pois saibam que nossos queridinhos conseguem as drogas que quiserem, na hora e na quantidade que quiserem, nesse exato momento.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Eleito vereador, defensor da Marcha da Maconha quer CPI da internação compulsória
Fonte: O Globo
Renato Cinco pretende investigar atendimento a viciados
RIO — Uma das caras novas da bancada do PSOL, que cresceu na Câmara de dois para quatro vereadores, já é bem conhecida da mídia. Terceiro na preferência dos eleitores do partido, com 12.498 votos, o sociólogo Renato Cinco é um dos líderes da Marcha da Maconha, que defende a liberação do consumo no Brasil. Ele disse que chegou ao Legislativo com o apoio da sociedade:
— Comecei a participar do movimento estudantil aos 12 anos. E também integro movimentos sociais que questionam o legado deixado pelo Pan e o que se promete para as Olimpíadas.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Guerra às Drogas sobrevive no Uruguai
LEIA A MATÉRIA NO FINAL
Essa detenção dos ativistas no Uruguai acontece na mesma semana que foi detida em Havana a renomada blogueira cubana, cujo nome não sei agora. O que tem em comum? Um ataque à liberdade individual, aos direitos humanos. Como a cubana, Laura e Juan, que vão participar da reunião inaugural da Rede Latino-Americana de Pessoas que Usam Drogas, dias 25 e 26 do corrente mês em Salvador*, também foram libertados depois de um curto período de detenção.
De positivo, se é que se pode dizer isso, a detenção ser o mais breve possível e as autoridades se darem conta do absurdo de impedir pessoas adultas de exercerem seu direito mais básico de serem o que são e fazerem o que desejam desde que isso não cause danos a terceiros. O consenso social de a ação individual não ferir terceiros parece ter um sentido universal, a preservação da saúde integral sem prejuízos advindos da ação alheia injustificada. Não se pode dizer de quem acha que o latrocínio é correto que tenha bom juízo.








